Festival de cerveja artesanal de inverno no Mercado D. Pedro V em Coimbra

O festival de inverno de cerveja artesanal intitulado “Strong Beers” decorre de 20 a 22 de janeiro, no Mercado D. Pedro V, em Coimbra, com a participação de 12 marcas e 50 referências de cerveja artesanal.

“Serão três dias para descobrir diferentes aromas e sabores e para desfrutar de uma programação destinada a toda a família, pensada e estruturada para agradar a adultos e crianças com jogos, insufláveis e outras atividades lúdicas vocacionados para os mais jovens”, disse hoje, na apresentação do Strong Beers – Festival de Inverno, o vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga.

Depois do “sucesso” do festival de cerveja artesanal, em setembro, a autarquia aceitou o desafio da promotora em replicar o conceito numa versão “idêntica”, num espaço diferente, em ambiente fechado.

“Por um lado, queremos trazer a familiaridade neste caso das pessoas que já conhecem o evento “Brew! Coimbra”, mas também algo novo, algumas experiências, alguma novidade para também ser um argumento de atratividade aqui para o Mercado Municipal”, afirmou João Claro, da organização do evento.

O Mercado Municipal D. Pedro V tem sido alvo de um conjunto de ações de renovação e revitalização e este é mais “um contributo, um argumento para trazer pessoas que poderão vir, por algum motivo, somente ao festival, mas depois habituarem-se” a vir novamente ao espaço, seja para fazer compras no Mercado ou ir à restauração.

Além de outros “aromas e sabores”, este festival de inverno proporciona “outro tipo de experiências” que não se conseguem nos festivais de verão.

A iniciativa conta ainda com música, jogos de tabuleiro, insufláveis, entre outras atividades.

As marcas cervejeiras presentes serão a Açor, a Barona, a Burguesa, a Candal, a Epicura, Dois Corvos, Lovecraft, Maldita, Rima, Vadia e o Coola Boola com cervejas estrangeiras.

Foi dado ainda nota de que integra no evento o projeto solidário Merch for Ukraine, onde todos os fundos angariados vão ser doados para a iniciativa Power Life in Ukraine, cujo propósito é comprar e enviar 100 geradores para os hospitais ucranianos.

Orçado em cerca de cinco mil euros, o evento é organizado pela BREW!, em parceria com o município de Coimbra e o concessionário da restauração da Praça do Mercado Municipal (Renasceia).

O festival é aberto ao público, sendo que, para provar as diferentes cervejas, é necessário comprar o copo (que custa três euros), bem como fichas para usar junto de cada cervejeiro.

As cervejas podem, em alguns casos, ultrapassar os quatro euros.

O festival vai decorrer no dia 20 (sexta-feira), das 17:00 à 01:00, no dia 21, das 13:00 à 01:00 e, no último dia do evento, dia 22, reabre às 13:00 e fecha às 22:00.