PSP detém cinco suspeitos por agressões a polícias em Lisboa

Foram detidos três homens e duas mulheres, segundo adiantou aquela força de segurança.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, esta quinta-feira, três homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 21 e os 35 anos, por ofensas à integridade física, resistência e coação sobre funcionário, na freguesia de Marvila, em Lisboa.

As detenções ocorreram “no âmbito de uma ação de patrulhamento reforçado junto de uma Zona Urbana Sensível, local conotado como um espaço utilizado para a prática de consumo e tráfico de estupefaciente”, adianta aquela força de segurança, em comunicado a que a TVC teve acesso.

Segundo a entidade, um dos suspeitos terá tentado sair do local, ao avistar as autoridades, pelo que foi “prontamente interpelado pelos polícias”.

Na sequência da abordagem, “o suspeito de imediato agrediu um dos polícias, tendo continuado com agressões que só cessaram com o auxílio prestado pelos restantes polícias”, complementa a nota.

Contudo, “vários populares juntaram-se no local para impedir a consumação da detenção do suspeito, tendo dois desses populares sido também detidos por agressão aos polícias”, diz a PSP, acrescentando que duas mulheres foram detidas “por forçarem o perímetro de segurança, injuriando e ameaçando aos polícias no momento em que [os homens] estavam a ser transportados para as viaturas policiais”.

As autoridades revelam ter sido “necessário recorrer ao uso da força e de meios coercivos para cessar as agressões e para garantir as detenções”, informando que três polícias “tiveram necessidade de se deslocar a uma unidade hospitalar para tratamento”, além de terem sido disponibilizados cuidados médicos a três indivíduos detidos.  

Por incorrerem no crime de ofensas à integridade física qualificada, resistência e coação sobre funcionário e ameaças, os suspeitos do sexo masculino recolheram às celas de detenção, para apresentação às autoridades judiciais competentes. 

Por seu turno, as duas suspeitas do sexo feminino foram notificadas para comparência em tribunal, na sexta-feira.