Celorico da Beira. Homem preso por caçar em horário não permitido por lei

A “jornada de caça aos pombos, tordos e estorninho-malhado”, segundo explica a GNR, “só é permitida entre o nascer do sol e as 16 horas”.

OComando Territorial da Guarda da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, na segunda-feira, um homem, de 66 anos, por ter exercido o ato venatório em horário não permitido por lei, no concelho de Celorico da Beira.

Segundo informa um comunicado a que a TVC teve acesso, a detenção deu-se no âmbito de uma ação de fiscalização, tendo os militares da GNR detetado o homem a caçar, com arma de fogo,  antes do nascer do sol – tendo, por isso, sido detido em flagrante.

A autoridade apreendeu ainda uma arma de caça e 16 cartuchos, no decorrer da operação. O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Celorico da Beira.

No comunicado, a GNR lembra que a “jornada de caça aos pombos, tordos e estorninho-malhado, bem como a detenção de exemplares destas espécies no exercício da caça, só é permitida entre o nascer do sol e as 16 horas”.

A autoridade recorda ainda que, para qualquer denúncia no âmbito da proteção ambiental e dos animais, deve ser usada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona “em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas”.