Poiares integra Rede Europeia de Autarquias Amigas das Famílias

Câmara Municipal é Autarquia Mais Familiarmente Responsável pelo quarto ano consecutivo

O Município de Vila Nova de Poiares já é membro da ‘Rede Europeia de Autarquias Amigas das Famílias’ (The European Family Network Municipalities). Como associado desta rede, o Município está a aderir a um movimento a favor de uma Europa mais amiga da família, partilhando das melhores práticas a nível comunitário no âmbito desta temática.

Esta adesão resulta daquilo que tem sido o reconhecimento por parte do Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara Municipal nestas matérias, e que permitiu a sua candidatura a membro da referida Rede.

Recorde-se que Vila Nova de Poiares é pelo quarto ano consecutivo Autarquia Mais Familiarmente Responsável, sendo que a distinção respeitante a 2022 será entregue numa cerimónia no próximo dia 26 de janeiro, em Coimbra.

Para além do reconhecimento, a atribuição do referido galardão é a validação das políticas sociais que a Câmara Municipal tem promovido e que se caracterizam como transversais, integradas e integradoras de apoio e valorização da família, dotando o Concelho de Vila Nova de Poiares de respostas e programas relevantes nesta área.

Refira-se que a distinção pelo OAFR tem por base a avaliação às medidas adotadas pelo Município em áreas como o apoio à maternidade e paternidade, a famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura; desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais; e participação social.

O Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado em 2008 e procura criar sinergias positivas para todos os municípios nacionais, bem como dar visibilidade às autarquias que se destaquem por práticas amigas das famílias.