CIM Viseu Dão Lafões reuniu em Bruxelas com Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira

The Comunidade intermunicipal Viseu Dão Lafões and Elisa Ferreira

Delegação de autarcas da CIM está a realizar visita de trabalho à Comissão Europeia, para encontros relacionados com a economia circular, energia e o desenvolvimento regional.

Uma delegação da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, constituída por autarcas e pelo Secretário Executivo, está a realizar uma visita de trabalho à Comissão Europeia, com a duração de dois dias, para contactos e reuniões ao mais alto nível. 

O objetivo geral da deslocação a Bruxelas é aprofundaro conhecimento dos  autarcas relativamente às estruturas da Comissão Europeia e outras entidades e projetos relevantes na área da economia circular, energia e transição digital. 

Hoje, dia 26, no primeiro dia da missão, a delegação reuniu com Elisa FerreiraComissária Europeia com a pasta da Coesão e Reformas. “Foi um encontro muito produtivo”, como explica Paulo Almeida, Vice-Presidente da CIM Viseu Dão Lafões

A CIM e os autarcas da região tiveram a oportunidade de partilhar pontos de vista sobre os problemas e as dificuldades específicas que um território como Viseu Dão Lafões enfrenta à escala nacional e europeia. Tivemos, ainda, oportunidade de sublinhar algumas preocupações relacionadas com a coesão em territórios de baixa densidade, assim como os desafios com que as regiões, o País e a Europa se debatem relativamente à demografiaO PRR e o Quadro Financeiro Plurianual 2030 foram também abordados na reunião com a Senhora Comissária”, sublinha Paulo Almeida. 

A Missão Viseu Dão Lafões na Comissão Europeia prossegue esta tarde com mais duas reuniões: a primeira com o responsável pela gestão de políticas da Direcção-Geral da Política Regional e Urbana para Portugal e Espanha; e outra com a “Energy Cities”, uma rede que reúne representantes de autoridades locais de 30 países na área da transição energética e neutralidade carbónica nas cidades.