O frio chegou à Guarda e trouxe a neve consigo. Veja as imagens

O município da Guarda está a proceder ao lançamento de sal-gema nas ruas da cidade, onde nevou durante a tarde desta quinta-feira, para evitar a formação de gelo, disse à agência Lusa o seu presidente.

Segundo o autarca Sérgio Costa, devido às baixas temperaturas, a preocupação é que possa formar-se gelo durante a noite, pelo que o município está a tomar medidas para evitar que tal aconteça.

“A Guarda está cada vez mais preparada para estes fenómenos atípicos de precipitação de neve e de formação de gelo”, garantiu o responsável.

Na cidade mais alta do país nevou hoje entre as 14h00 e cerca das 15h45.

O manto branco, que atingiu sobretudo a parte mais alta da cidade, exigiu precauções por parte dos condutores.

Sérgio Costa disse à Lusa que as equipas do município já tinham procedido ao espalhamento de sal-gema nas ruas da cidade durante a manhã de hoje e na quarta-feira, mas quando começou a nevar os funcionários “voltaram a sair com as pás e com espalhadores de sal e foram cortadas três ruas à circulação automóvel” devido à neve.

“Ao longo das próximas horas e com o cair da noite vamos continuar a fazer o espalhamento de sal-gema para que, com a possível formação de gelo durante a próxima madrugada, não haja constrangimentos de maior e que seja assegurada a segurança rodoviária”, declarou.

Devido à queda de neve, durante a tarde foram fechadas três ruas da cidade com maior inclinação: Ribeiro Sanches, 31 de Janeiro e do Encontro.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, durante a tarde registaram-se alguns constrangimentos rodoviários em algumas ruas da Guarda, onde a circulação automóvel se fez “com precaução”.

Estiveram no terreno meios da Proteção Civil Municipal e dos Bombeiros Voluntários da Guarda, indicou a fonte.