Seia distinguida como autarquia familiarmente responsável

A Câmara Municipal de Seia foi ontem distinguida, pelo 13º ano consecutivo, com a bandeira verde «Autarquia + Familiarmente Responsável».

Atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente, o galardão pretende valorizar as autarquias, reconhecendo as boas práticas em matéria de política familiar e os municípios que mais investem na construção de uma política integrada de apoio à família.

Este ano, pela primeira vez, o Município de Seia recebeu, adicionalmente, o certificado de “Autarquia Amiga das Famílias”, atribuído pela Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família, que a autarquia senense integra conjuntamente com 80 municípios de oito países.

A adoção de políticas integradas de apoio à família em Seia são evidenciadas nos apoios concedidos à maternidade, à saúde e às famílias com necessidades especiais, de que são exemplo os programas municipais de incentivo à natalidade/adoção e vacinação, a comparticipação de medicamentos para idosos, a hidroterapia e a oficina domiciliária.

Num estreito compromisso entre o papel do poder local e a família, de evidenciar igualmente a tarifa familiar de água, que tem em consideração o número de pessoas por agregado familiar e não penaliza, assim, as famílias mais alargadas, bem como a redução no IMI para as famílias com filhos.

No acesso ao sistema educativo e apoio às famílias, destaque para a oferta dos cadernos de atividades para todos os alunos 1º ciclo nas escolas e a comparticipação na aquisição de material escolar, no valor máximo aos alunos abrangidos pela ação social escolar, as bolsas de estudo para alunos do ensino superior, os transportes e as refeições escolares em todos os níveis de ensino.