Incúria coloca a nu as fragilidades da saúde no posto médico de Luso

Freguesia de Luso, destino termal e turístico do centro de Portugal, está praticamente sem Extensão de Saúde. As queixas dos utentes repetem-se, por ser cada vez mais difícil uma consulta. O quadro clínico da Extensão de Saúde está pior que a pandemia. Incompreensível para um território conhecido a nível nacional e internacional pelo termalismo. Por todos estes motivos, está agendada para a próxima segunda-feira, dia 30 de janeiro, às 10h30, uma concentração junto à Extensão de Saúde de Luso.

A comunidade da Freguesia de Luso está cada vez mais descontente devido às dificuldades que tem tido no acesso a consultas, tanto ao nível da medicina como no capítulo da enfermagem. Se já existia um problema gravíssimo com a falta de médicos de família, que persiste há vários anos, agora também os cuidados de enfermagem são mais escassos.

Por outro lado, e face aos recentes abre e fecha da Extensão de Saúde, apenas abrindo nos períodos da manhã das segunda e quarta-feira, ou seja, sem horários condignos e ao sabor dos interesses de quem é responsável por esta unidade clínica de Luso, é de capital importância uni e denunciar este flagelo que apoquenta a comunidade.

Refira-se que a Extensão de Saúde de Luso é a mais recente do concelho da Mealhada, fruto dos esforços da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Luso, mas por incúria de quem manda, mais de metade da população está sem médico de família, após um profissional clínico passar a aposentação.

Contudo o médico reformado disponibilizou-se a perseverar o seu lugar na Extensão de Saúde e manifestar manter-se ao serviço até ser substituído. Um gesto que evidencia o seu profissionalismo em prol de quem mais precisa.

No entanto, a sua vontade não foi aceite, causando uma imediata insegurança em torno da população, especialmente os mais idosos, os mais carenciados, estendendo-se, naturalmente, ao Centro Social Comendador Melo Pimenta, Centro Escolar e a comunidade variável que nos visita, os aquistas.

Inexplicável é o facto e que todos os profissionais estão a receber atualmente subsídios de horas extraordinárias para um serviço que não é visto, nem nos horários de funcionamento, bem como, na  satisfação das necessidades de quem precisa da unidade de saúde no Luso.

Por tudo isto, a população da Freguesia de Luso exige reverter a consulta aberta para, de novo, ser na sede do concelho, mealhada; reposição de   médicos, enfermeiros e pessoal  administrativo; a abertura de segunda a sexta-feira à semelhança que existia anteriormente; criar mais-valias no apoio às populações, especialmente aos mais idosos e carenciados.

Os utentes da Freguesia de Luso veem o tema do funcionamento da Extensão de Saúde como incontornável na vida de uma comunidade que não pode, nem deve, ser olhada como de segunda. Por todos estes motivos, está agendada para a próxima segunda-feira, dia 30 de janeiro, às 10h30, uma concentração junto à Extensão de Saúde de Luso.

A população da Freguesia de Luso é convidada a marcar presença nesta concentração, a fim de defender o Centro de Saúde para que volte a ser aberto a tempo inteiro e com todas as valências.