Obras no Antigo Orfeão de Viseu avançam a bom ritmo

Reabilitação estará pronta, previsivelmente, no fim do primeiro trimestre

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e o Administrador Executivo da empresa municipal VISEU NOVO SRU, Jorge Martins, visitaram, na semana passada, as obras de reabilitação do Antigo Orfeão de Viseu, na Rua Direita.

A obra, com um prazo de execução de 18 meses e um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros, permitirá devolver à comunidade aquele que é um dos edifícios mais emblemáticos do Centro Histórico e um exemplar inigualável do nosso património histórico e arquitetónico. A VISEU NOVO SRU prevê que a obra esteja concluída no fim do primeiro trimestre de 2023.

A intervenção está a ser estruturante, seguindo os princípios da reabilitação sustentável, com respeito pela identidade, memória e traça original do edifício, mantendo elementos distintivos como a cobertura, o conjunto de azulejos, as escadarias, os tetos, o lanternim, as alvenarias de tabique, as carpintarias interiores e exteriores e pavimentos de soalho de madeira.

“Esta é uma obra relevante para trazer mais dinamismo à Rua Direita, reabilitando um imóvel histórico de grande importância para o concelho e para o centro da cidade”, considerou o Presidente da Câmara, Fernando Ruas.

A empreitada está também a contemplar o reforço estrutural do desvão e estrutura da cobertura, paredes de tabique e de granito incluindo a substituição do seu revestimento da cobertura com telha de barro, aplicação de todas as infraestruturas necessárias ao seu funcionamento, ampliação com um novo corpo (na sua parte posterior) e arranjo geral do logradouro.

“Este é mais um excelente exemplo de reabilitação urbana e que está a avançar bem e de forma consistente”, afirmou Fernando Ruas.

O avançar desta obra vai continuar a permitir dar seguimento à estratégia de revitalização do Centro Histórico de Viseu, levada a cabo pela Câmara Municipal e a VISEU NOVO, através da criação de novas âncoras no coração da cidade.

Com este projeto, é intenção do Município recuperar a atividade cultural inerente ao uso dos salões existentes (e que estão a ser reabilitados com a preservação das suas características originais), de modo que seja possível o funcionamento, designadamente da Universidade Sénior do Rotary Club de Viseu, entre outras atividades.