21 anos de prisão para homicida do Teixoso

O homem que, no ano passado, matou à machadada a ex-namorada no Teixoso (Covilhã), foi condenado a 21 anos de prisão pelo Tribunal de Castelo Branco. A sentença foi proferida na passada quarta-feira.

A vítima, Susana Sousa, de 41 anos, foi atacada a 6 de janeiro de 2022 por Igor Nave e morreu nove meses depois na sequência dos graves ferimentos que sofreu. Durante o julgamento o agressor, que à data do crime era funcionário de uma agência funerária e canalizador, declarou que nunca quis matar a ex-namorada, que já tinha sido agredida e ameaçada de morte pelo arguido, quando ainda mantinham uma relação.

«A barbaridade das agressões, o instrumento (machado/malho) usado na perpretação das agressões; as partes do corpo atingidas (o crânio e a face); a violência das agressões, isto é, a força aplicada ao machado/malho, evidentemente aliado ao seu peso e envergadura, bem como a multiplicidade dos golpes (x4), são as evidências mais acabadas de que o arguido agiu com a intenção de tirar a vida à Susana», refere o acórdão.

O coletivo de juízes deu também como provado que Igor Nave, de 26 anos, «agiu de forma premeditada, numa atitude de ressabiamento face à rejeição por parte da vítima» em dar continuidade ao namoro. Para cometer o crime, os juízes recordaram que o arguido arrombou a porta da habitação da vítima, tendo, após o ataque, fugido do local no carro da ex-namorada e ligado a uma amiga desta a dizer que a matara.

Igor Nave, que ainda pode recorrer da sentença, foi igualmente considerado culpado do crimes de furto e de violência doméstica e é obrigado a pagar 205 mil euros aos filhos de Susana Sousa, 869,94 euros ao Centro Hospitalar da Cova da Beira e 50. 580,99 euros ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.