Município de Montemor-o-Velho distinguido pelas políticas sociais para famílias

O Município de Montemor-o-Velho foi distinguido, no dia 26 de janeiro, com a bandeira verde de Autarquia Familiarmente Responsável revela hoje a autarquia.

A distinção, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, premeia as autarquias que se destacam pelas melhores práticas adotadas ao nível das suas políticas de apoio às famílias. A bandeira encontra-se hasteada no edifício dos Paços do Concelho até ao final da semana.

Este reconhecimento, sublinha a Câmara em comunicado, traduz o investimento do Município de Montemor-o-Velho num conjunto vasto de medidas, transversais a vários domínios da intervenção municipal, como a atribuição de incentivos à natalidade, o apoio a famílias em situação de vulnerabilidade económica, bem como a aplicação de tarifários especiais da água (tarifário social e tarifário para famílias numerosas).

A atribuição de transporte escolar gratuito para alunos com necessidades específicas ou em situação de insuficiência económica, a oferta de livros de exercícios aos alunos do 1º ciclo do ensino básico, a criação de atividades extracurriculares sem custos para as famílias, a promoção de programas de atividades para crianças e adolescentes durante as férias escolares e a atribuição de bolsas de estudo, em função do mérito, mas também da vulnerabilidade das famílias, são outras medidas implementadas pelo Município de Montemor-o-Velho.

São, ainda, exemplos desta política social familiarmente responsável o incentivo à aprendizagem ao longo da vida, a fixação de uma taxa de IMI familiar, a implementação do Programa 1º Direito, ao abrigo de uma Estratégia Local de Habitação abrangente, a promoção do envelhecimento ativo, o desconto para famílias no acesso a equipamentos e a eventos municipais, a distribuição de cabazes de bens alimentares e de medicamentos às famílias refugiadas da guerra na Ucrânia, o conjunto de medidas de apoio às famílias durante a crise pandémica, designadamente o apoio às famílias mais vulneráveis e a disponibilização de meios digitais e de sistemas de conetividade para os alunos, entre muitas outras políticas municipais.

Na cerimónia realizada em Coimbra, o Município de Montemor-o-Velho recebeu o diploma de adesão à Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias, fórum de partilha de boas práticas ao nível das políticas locais direcionadas para uma Europa mais amiga da família.