12 relatórios de análise e validação de candidaturas aprovados no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Empreendedorismo

O regulamento municipal de apoio ao empreendedorismo entrou em vigor no início deste ano, com o intuito de estimular a captação de novas empresas e postos de trabalho, assim como a requalificação das empresas concelhias. Depois de validados os critérios e subcritérios pelo júri do procedimento, na última reunião de câmara foram aprovados os primeiros 12 relatórios de candidaturas, que correspondem a um montante investido por parte das empresas superior a 200 mil euros.

Neste caso, todas as candidaturas foram apresentadas por empresas concelhias, no âmbito da requalificação dos serviços prestados, em áreas como a eficiência energética, a modernização tecnológica ou a capacidade de produção. De acordo com o limite máximo estipulado em regulamento para efeitos de candidatura (70% do investimento até um limite de comparticipação de 10 mil euros nestes casos), a Câmara Municipal irá apoiar com cerca de 107 mil euros, a fundo perdido, o que segundo Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal, espelha “o entusiamo que os comerciantes estão a ter com este regulamento”.

Para além de ser dedicada ao tecido empresarial concelhio, Jorge Custódio recordou que “esta linha está também aberta a empresários e pessoas que queiram fixar o seu negócio em Pampilhosa da Serra”. A Autarquia dotou este regulamento com 250 mil euros no orçamento para 2023, sendo que estas aprovações podem corresponder já a perto de metade desse valor, caso os visados decidam efetivar as respetivas candidaturas.

No site da Autarquia está disponibilizada toda a informação útil relativamente a este mecanismo, incluindo um simulador de cálculo do mérito do projeto, que de uma forma simples e intuitiva dá a conhecer os critérios em análise e permite avaliá-los.