ANADIA apura finalistas da Fase Municipal do CIL

Catarina Rosa, do Colégio Nossa Senhora da Assunção (1º CEB), Inês Figueiredo e Teresa Moniz, do Colégio Nossa Senhora da Assunção (2º e 3º CEB, respetivamente) e Anna Schevchenko, da Escola Básica e Secundária de Anadia (Secundário) vão representar o concelho de Anadia na Fase Final do Concurso Intermunicipal de Leitura, que terá lugar, no próximo dia 01 de abril, em Ovar. Os finalistas foram apurados na Final da Fase Municipal que decorreu, no passado dia 3 de março, no Cineteatro Anadia, na qual participaram 23 alunos.

De referir que no Centro Qualifica, a vencedora foi Maria Alice Duarte, contudo, de acordo com o regulamento, este nível de ensino não participa na Final Intermunicipal.

A Câmara Municipal de Anadia esteve representada pela vereadora, com o Pelouro da Educação, Jennifer Pereira. Na ocasião, a autarca destacou a importância deste tipo de iniciativas, considerando que “a leitura estimula a imaginação, fomenta e educa a sensibilidade, cultiva a inteligência e proporciona ferramentas que nos acompanham durante toda a vida”.

Jennifer Pereira sublinha ainda que “crescer num ambiente com livros promove o bem-estar”, acrescentando que “o prazer de ler estimula o desenvolvimento de competências, o que é especialmente importante nas crianças e jovens durante o seu percurso escolar”.

A vereadora referiu que o Município de Anadia “conta com o valioso auxílio da comunidade educativa do concelho”, considerando que “o apoio de diretores de escola, professores e encarregados de educação é fundamental”. “Em parceria, também é possível promover a leitura, como demonstra este concurso, que tem tido grande adesão e resultados que nos enchem de orgulho e que recompensam o empenho de todos nós”, afirmou ainda.

Jennifer Pereira parabenizou os vencedores dos vários ciclos de ensino, deixando ainda uma palavra de agradecimento público a todos os agentes educativos envolvidos no concurso de leitura.

De referir que os primeiros e os segundos lugares da Fase Municipal, por cada nível de ensino, recebem um prémio pecuniário.

Os participantes na Final Intermunicipal irão prestar provas de leitura e de compreensão sobre as obras selecionadas para os quatro ciclos de ensino, designadamente “Napoleão Benjam Pirueta” de Isabel Zambujal (1º CEB); “Palavras de caramelo” de Gonzalo Moure (2º CEB); “O rapaz ao fundo da sala” de Onjali Q. Raúf (3º CEB); e “O homem que passeava livros” de Carsten Henn (Ensino Secundário).

O concurso escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada dos 11 municípios que integram a CIRA e tem como propósito principal estimular nos alunos o gosto pelo livro e pela leitura, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura.

Vencedores:

1º Ciclo

1º lugar – Catarina Rosa (Colégio Nossa Senhora da Assunção)

2º – Carolina Leal (Colégio Nossa Senhora da Assunção)

2º Ciclo

1º Inês Figueiredo (Colégio Nossa Senhora da Assunção)

2º Leonor Redondo (Colégio Nossa Senhora da Assunção)

3º Ciclo

1º Teresa Moniz (Colégio Nossa Senhora da Assunção)

2º Maria João Silva (Colégio Nossa Senhora da Assunção)

Ensino Secundário

1º Anna Schevchenko (Escola Básica e Secundária de Anadia)

2º Mariana Lopes (Escola Básica e Secundária de Anadia)

Centro Qualifica

1º Maria Alice Duarte

2º Mónica Santos