Município de Góis aumenta valor da comparticipação de medicamentos

O Município de Góis, no âmbito do Programa abem, aumentou o valor de comparticipação a cada beneficiário. O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento teve o seu início no Município de Góis, a 17 de outubro de 2018, com a assinatura de protocolo entre a Câmara Municipal e a Associação Dignitude. 

Este programa tem como objetivo garantir o acesso gratuito aos medicamentos, em ambulatório, por parte de qualquer munícipe, que se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica, no sentido de melhorar a sua qualidade de vida. 

Os beneficiários do programa não têm qualquer tipo de encargo financeiro na aquisição dos medicamentos com prescrição médica e, cumulativamente, são comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
No âmbito deste protocolo, o Município comparticipou a Associação Dignitude, anualmente, até julho de 2022, por cada beneficiário identificado, com 100 euros. Este valor, em agosto do ano passado, aumentou para 135,00€ anuais. O restante montante está a cargo do Fundo Solidário abem, ficando deste modo os beneficiários sem qualquer tipo de encargo financeiro na aquisição dos medicamentos com prescrição médica. 

O custo com o Programa abem previsto para o ano de 2023 totaliza o valor de 6.615,00€, para um total de 49 beneficiários. 

As Farmácias Coroa, na Freguesia de Góis, e Frota Carvalho, na Freguesia de Vila Nova do Ceira são parceiras neste projeto, integrando a rede de farmácias aderentes ao Programa abem, permitindo desta forma a utilização do cartão no concelho.