Soure regressa aos Dias Templários este domingo com recriação histórica medieval

No próximo domingo, assinalam-se os 895 anos da doação do Castelo de Soure à Ordem dos Templários por D. Teresa (1128). A autarquia promove neste dia 19, no cenário do castelo, a “mostra dos ofícios, recriação histórica, esgrima e danças medievais” que conta também com a “participação do comércio local na promoção dos produtos endógenos”.

Na rubrica “À conversa com…”, há nomes sonantes na temática das Ordens do Templo e de Cristo, como Paula Pinto Costa (Professora Investigadora CITCEM e Diretora FLUP), Joana Lencart, investigadora FLUP/CITCEM, e José Manuel Anes, antropólogo e escritor, com abertura do presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes.

Nesta edição, a Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ, o Museu Ordem dos Templários (MOT) e o Município de Soure, lançam a primeira edição do livro “A Ordem do Templo e a Ordem de Cristo na Obra de Pedro Álvares Seco no Século XVI”, da autoria da Doutora Joana Lencart, edição Zéfiro.

O Município de Soure participou na apresentação e aderiu ao Projeto “Rota dos Templários Portugal”, que visa a valorização dos territórios e das comunidades, através da qualificação e usufruto do património histórico-cultural identitário e da dinamização da oferta turística ao longo de todo o ano.

Soure, com o seu Castelo, entre outras edificações, possui património que se enquadra na temática templária, sendo fundamental valorizar o mesmo e melhorar a experiência de visitação, de modo a captar a procura turística.

No âmbito da participação na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2023, foi assinado pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, Mário Jorge Nunes, o Protocolo de Colaboração, que, além de Soure, envolve os Municípios de Arronches, Castelo Branco, Ferreira do Zêzere, Mogadouro, Nisa, Pombal, Sabugal, Tomar, Vila Nova da Barquinha e Vila Velha do Ródão, bem como o Turismo de Portugal I.P., a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

A “Rota dos Templários Portugal” tem condições para vir a integrar a Rota Templária Europeia, além do contributo do desenvolvimento do Turismo Militar para materialização da Estratégia Turismo 2027, com relevância da herança templária e o património histórico-militar no território nacional e a importância desta temática no contexto do turismo nacional e internacional.