Cachorrinhos abandonados no lixo salvos pela GNR de Alcains

O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Posto Territorial de Alcains, no dia 17 de abril, recolheu dois cachorros abandonados dentro de um saco do lixo, no concelho de Castelo Branco.

Na sequência de um alerta a informar que tinham sido abandonadas duas crias de canídeos num local ermo, num saco do lixo, os militares da Guarda deslocaram-se para o local, onde constataram que os canídeos estavam bastante debilitados e tinham sido recolhidos por um popular. Nesse seguimento a GNR recolheu os animais e efetuou o seu transporte para o canil municipal.

No seguimento da ação foi instaurado um processo crime por abandono e maus-tratos a animais de companhia e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Castelo Branco.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono.

Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.