Marchas de Belmonte voltam a sair à rua no dia 18

As Marchas Populares de Belmonte realizam-se na vila no dia 18, com dois grupos formais, três marchas convidadas e a participação de três entidades locais.

Depois de um interregno de 12 anos, a iniciativa voltou a sair à rua em 2022 e “o sucesso” verificado fez com que se repita, de uma forma mais elaborada, explicou o presidente da Associação Belmonte em Movimento, João Santos.

“O ano passado correu muito bem. Tivemos muita gente na rua, notou-se que as pessoas abraçaram essa atividade, deu para perceber a importância de devolvermos essa tradição a Belmonte e isso levou-nos a voltar a organizar, com mais tempo, com mais cuidado, preocupados com mais pormenores”, sublinhou o dirigente, em declarações à agência Lusa.

O desfile tem início às 17:30, com a participação de 34 pessoas na marcha adulta e 36 na marcha infantil, sob o tema “Os Descobrimentos” e alusões a Pedro Álvares Cabral.

O cortejo segue pela rua Pedro Álvares Cabral a partir da sede do Agrupamento de Escolas, enquanto o desfile e a apresentação finais estão previstos para a Praça das Artes.

Na iniciativa estarão também presentes as marchas convidadas do Grupo Educação e Recreio Campos Melo e da União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo, ambas do concelho da Covilhã, além da marcha infantil de Manteigas.

Embora não esteja previsto marcharem, foram também convidadas três entidades do concelho de Belmonte, de idosos e crianças, para que também possam participar no desfile, embora em carrinhas.

Para que “também vivam esta festa”, vão estar presentes utentes da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas de Belmonte, do Centro de Assistencial Paroquial de Caria e do Centro Social Paroquial do Imaculado Coração de Maria em Colmeal da Torre. 

“Quisemos trazer as populações das instituições a viverem a festa connosco e para nós enche-nos o coração que essas entidades tivessem aceitado”, frisou João Santos.

O presidente da Associação Belmonte em Movimento, entidade que retoma agora também as suas atividades, depois de um período de paragem, destacou o envolvimento da população na preparação das marchas.

“Temos a comunidade ao nosso lado, a trabalhar connosco, envolvida nesta tradição que devolvemos a Belmonte e fazia falta à vila e ao concelho”, realçou o dirigente.

A Marcha Popular de Belmonte é acompanhada pela Banda Filarmónica da vila e é apadrinhada por Hugo Adolfo e por Teresa Guilherme, enquanto a Marcha Infantil tem como padrinhos António Pereira e Sofia Sousa.

Organizada pela Associação Belmonte em Movimento, a iniciativa tem como parceiros o município de Belmonte, a União de Freguesias Belmonte e Colmeal da Torre e é apoiada pelo Projeto Esperança CLDS 4G Belmonte.