No contexto das eleições legislativas de 2025, agora que são conhecidos os programas eleitorais das duas forças políticas com possibilidade de liderar o próximo Governo, importa salientar que o Partido Socialista é o único que assegura, sem tibiezas, a abolição total das portagens na A25.
O PS inscreveu no seu programa o “alargamento da isenção na A25 a toda a sua extensão”, ao contrário do programa da coligação PSD/CDS, que ignora por completo esta reivindicação da região de Aveiro.
É evidente que só a vitória do PS, e a consequente formação de um Governo por si liderado, garante o fim das portagens na A25 na região de Aveiro, em coerência com as prioridades que o PS sempre defendeu, como forma de aliviar os encargos das populações que dependem destas vias, mas também para impulsionar o desenvolvimento económico e social da região.
Quando conquistámos a eliminação dos demais pórticos na A25, assumimos que continuaríamos o caminho em direção à abolição total, mesmo sabendo que o atual Governo não estava disposto a dar os passos necessários para a concretização desta mudança. Essa indisponibilidade fica agora ainda mais vincada pela omissão patente no programa da coligação PSD/CDS, o que desmascara o pretenso choque dos dirigentes e autarcas do PSD/CDS e descredibiliza Luís Montenegro que, segundo o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, considerou aberrante a decisão de manutenção das portagens entre Aveiro e Albergaria-a-Velha.
Só o PS está empenhado em abolir essa “aberração”. Continuaremos a lutar por este objetivo, procurando levar este trabalho até ao fim, sendo essencial, para esse efeito, a vitória do PS no dia 18 de maio.
A luta pela justiça social e pelo equilíbrio regional não é um custo, mas sim um investimento no futuro do nosso país. É com esta convicção que continuaremos a trabalhar, certos de que estamos a fazer o que é correto para a nossa região e para Portugal.