Antigos alunos das escolas portistas marcaram presença no Constituição Park
O início de mais uma temporada da Dragon Force contou com a presença de nove atletas dos escalões de formação do FC Porto. Os juniores Martim Silva (ex-Dragon Force Porto) e António Ribeiro (ex-DF Ermesinde), os juvenis Guilherme Venâncio (ex-DF Famalicão), Gonçalo Vieira e Gonçalo Sousa (ex-DF Ermesinde), os Sub-16 Tiago Costa (ex-DF Famalicão), Tiago Silva e Gonçalo Pinto (ex-DF Valadares) e o iniciado Mateus Mide (ex-DF Porto) regressaram às origens para pisarem os relvados do Constituição Park e apadrinharem a abertura das atividades desportivas.
Na véspera do 14.º aniversário do conjunto de escolas de que fez parte, António Ribeiro falou da Dragon Force como um projeto capaz de “promover grandes jogadores que podem ser aproveitados pelo FC Porto” e onde viu ser-lhe incutido “desde cedo o ADN vencedor, de querer ser melhor todos os dias” tão caraterístico do clube da Invicta.
Já Vítor Caldas, Coordenador Técnico do viveiro que já formou mais de 300 futebolistas – cerca de 31% dos atletas hoje integrados nos escalões jovens dos Dragões -, trata-se de um ambiente de aprendizagem constante capaz de incutir “outro tipo de estímulos na formação pedagógica das crianças” e que “as capacita no sentido de atingir a excelência” com as cores azuis e brancas.
António Ribeiro, defesa central dos Sub-19 e antigo aluno da DF Ermesinde
“Foi aqui que adquiri as minhas bases, que aprendi os princípios do ADN FC Porto e que comecei a dar os primeiros toques na bola. Na altura, quando soube que ia passar para o FC Porto, foi um dos melhores momentos da minha carreira. Senti o meu trabalho valorizado e também o da Dragon Force, que promove grandes jogadores que podem ser aproveitados pelo FC Porto. Deve-se incutir desde cedo o ADN vencedor, de querer ser melhor todos os dias e o mais importante para todos é que nunca desistam. Mesmo quando pensam que as coisas não estão a acontecer, elas estão mesmo a acontecer. Nunca desistam dos sonhos.”
Vítor Caldas, Coordenador Técnico
“A seleção nacional Dragon Force é mais uma oportunidade para dar destaque e criar momentos de evidência para os alunos que se vão revelando nas escolas que temos por todo o país. Conseguimos criar um palco para todos os alunos de mérito poderem ter mais um momento competitivo e para se sentirem valorizados, mais próximos ainda do que é a formação e espera-se que tenham um feedback memorável do seu trajeto aqui connosco. A Dragon Force proporciona toda uma série de eventos programados ao longo do ano para levar a cabo o trabalho de uma escola de futebol. Estamos a falar de uma rotina de treinos e jogos, que é o que carateriza um clube de futebol, mas na Dragon Force há toda uma logística de atividades capazes de incutir outro tipo de estímulos na formação pedagógica das crianças que as capacitam no sentido de atingir a excelência.”