Este domingo, dia 11, às 15h, apresenta-se em Albergaria um presépio único, produzido localmente, com mais de 1.000 figuras em barro, de 8 a 12 cm de altura, que, para além da representação do Presépio, mostra profissões e atividades do quotidiano.
Os arraiais das festas populares, a procissão religiosa, a banda no coreto e o rancho folclórico. As castanhas assadas, os petiscos, os jogos e as feiras. A Aldeia e as ruas das profissões: os ferreiros, os sapateiros, as fiandeiras, os padeiros, os carpinteiros, as lavadeiras, a pesca e a bateira. O recinto da escola e os jogos populares: o pião, a roda, o baloiço, o papagaio, e a corda. A quinta: a matança do porco, o milho na eira, a vindima e o lagar. Pastores, pastoras e as ovelhas na serra. Os moleiros e os moinhos. A praia, as salinas, a seca do bacalhau, as dunas.
O Presépio está em exposição no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Vale Maior este domingo, dia 11, e no próximo domingo, dia 18, às 15h.
Paralelamente estará uma mostra de figurado variado de Barcelos e Estremoz, nomeadamente os conhecidos apitos de vários ceramistas.