Na última Reunião de Câmara, realizada na passada segunda-feira, dia 12 de dezembro, o executivo aprovou por unanimidade a atribuição de bolsas de estudo municipais a 14 alunos residentes no concelho, que no presente ano-letivo ingressaram no ensino superior.
O valor mínimo atribuído por aluno vai aumentar em relação aos últimos anos, podendo oscilar entre 1150€ e 1450€ consoante a média de entrada no ensino superior. Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal, expressou que com esta medida, “os alunos e as famílias” podem contar com um “apoio extraordinário quanto mais não seja para ajuda ao pagamento das propinas”.
Na última década, este é o ano em que mais alunos vão receber este apoio, sendo que 10 dos 14 jovens abrangidos concluíram o ensino secundário em Pampilhosa da Serra, facto que o Presidente da Câmara Municipal identifica como “mais um sinal de orgulho no sistema educativo da Escola Sede e do Agrupamento”.
Também na reunião foram aprovados dois protocolos de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra e a Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere. De acordo com Jorge Custódio, este “apoio financeiro extraordinário” surge no âmbito do “desenvolvimento dos seus estatutos e atividades”, considerando que estas Instituições “têm cada vez mais dificuldade em executar as suas tarefas” dada a atual conjetura socioeconómica.
No total, este apoio ronda os 30 mil euros e constitui-se como mais um sinal de reconhecimento pela função humanitária e social de inegável relevância que ambas as instituições desempenham, e que tanto contribui para a melhoria da das condições de vida da população concelhia.