O detido “exercia violência psicológica através de ameaças, injúrias e difamação à vítima, sua companheira de 69 anos”.
Um homem de 69 anos foi, no dia 16 de dezembro, detido por violência doméstica contra a companheira, no concelho de Celorico da Beira.
No decorrer de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) constataram “que o suspeito exercia violência psicológica através de ameaças, injúrias e difamação à vítima, sua companheira de 69 anos”, diz um comunicado daquela força de segurança, ao qual a TVC teve acesso.
Nesse sentido, foi dado cumprimento a um mandado de detenção, tendo o homem sido presente no Tribunal Judicial da Guarda, onde ficou sujeito à proibição de contactar com a vítima, “por qualquer meio ou forma”, assim como de se aproximar da mulher até 200 metros, além de ter ficado controlado por pulseira eletrónica.
Esta foi uma ação do Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE).
A GNR relembra ainda que a violência doméstica é um crime público, salientando que denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda, ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, participe:
- No Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt;
- Via telefónica, através do número de telefone 112;
- No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;
- Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;
- Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca