O filme JÁ NADA SEI de Luís Diogo, venceu este domingo, 25 de dezembro, o prémio de MELHOR LONGA-METRAGEM no 7º LIFFT ÍNDIA, FILMOTSAV WORLD CINE FEST. Este é o mais importante prémio deste evento cinematográfico.
Produzido em conjunto com o Cine Clube de Avanca e Filmógrafo, o filme foi rodado maioritariamente em Oliveira de Azeméis.
Este prémio junta-se às distinções de “Melhor Filme Estrangeiro” obtido no Alexandria Film Festival, na Virgínia, e de “Melhor Filme Estrangeiro” e “Melhor Fotografia” obtidos no 15º Treasure Coast International Film Festival, da Flórida, ambos nos Estados Unidos
Esta é a terceira longa-metragem de Luís Diogo, depois de “Pecado Fatal” e “Uma Vida Sublime”.
Natural de Castelo Branco e tendo nascido em Bissau, escreveu vários argumentos de filmes antes de iniciar um percurso na realização cinematográfica que tem sido acompanhado pelo festival de Cinema AVANCA.
Já Nada Sei conta a história de Ricardo e Ana, escolhidos para um documentário sobre casais. Durante 15 dias a equipa do documentário regista depoimentos do casal, de amigos, familiares e colegas. O problema é que Ricardo se quer separar há já algum tempo, mas não tem coragem de o fazer. Este documentário obriga-o a refletir sobre a relação.
Segundo o realizador, “Já Nada Sei é um estudo sobre o processo pelo qual nos deixamos aprisionar nas relações, sem coragem de as terminar mesmo quando sabemos que não têm futuro. E também pelo processo em que nós mesmos aprisionamos, conscientemente ou inconscientemente, alguém que não queremos deixar partir”.
Duarte Miguel e Ana Aleixo Lopes interpretam os papéis principais desta produção que chegará aos cinemas portugueses em 2023, tendo tido uma recente antestreia no Azeméis Film festival.
Pelo filme passam atores como Susie Filipe, Eric da Silva, Carolina Pavão, Rui Oliveira, Miguel Meira, Fábio A. Costa, Carlos Moreira, Valdemar Santos e Soraia Sousa. Com música de Fernando Augusto Rocha, fotografia de Pedro Farate, som de Álvaro Melo, o filme foi produzido por António Costa Valente e Luís Diogo que é também o autor da montagem e do argumento original.
JÁ NADA SEI contou na sua produção com o apoio do Município de Oliveira de Azeméis, de Santo Tirso e do Avanca Film Fund.