Os trabalhos de limpeza do convés e costado do navio serão iniciados este domingo, acompanhados por um elemento do Departamento Marítimo do Centro.
Foi detetada uma mancha de poluição no interior do Terminal de Contentores de Santa Apolónia, em Lisboa, durante a tarde de sábado, segundo avançou a Autoridade Marítima Nacional (AMN), este domingo. O incidente terá ocorrido na sequência de um derrame de combustível para a água, durante o abastecimento de um navio atracado no cais da Sotagus.
Após o alerta, que foi recebido pelas 14h22, através da agência de navegação do navio, foram “ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa, da Direção de Combate à Poluição do Mar (DCPM) e do serviço de combate à poluição do Departamento Marítimo do Centro”, que contiveram a mancha de poluição entre o navio e o cais.
A operação foi realizada com “recurso a material de contenção do navio, da Administração do Porto de Lisboa e da Direção de Combate à Poluição do Mar, tendo sido de seguida iniciados os trabalhos de remoção do material poluente da água, que decorreu durante a noite”, adianta a entidade, em comunicado.
A nota revela ainda que os elementos da Polícia Marítima recolheram amostras da água, informando que o navio não poderá sair do cais. “Foi elaborado o respetivo auto de notícia que será remetido posteriormente ao Ministério Público”, complementa.
Os trabalhos de limpeza do convés e costado do navio serão iniciados este domingo, acompanhados por um elemento do Departamento Marítimo do Centro.
O Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa tomou conta da ocorrência.