Projeto Classplash de volta às Escolas da Lousã Município oferece as licenças para uso das aplicações aos alunos do 1.º Ciclo e às turmas do 2.º Ciclo

A Câmara Municipal da Lousã e o Agrupamento de Escolas da Lousã reafirmam, a aposta no projeto “Classplash”. Esta colaboração tem como principais objetivos a promoção de competências musicais (ritmo, flauta bisel e composição) de forma lúdica, através da exploração de seis aplicações digitais educativas, e a capacitação digital dos alunos e professores envolvidos.

O Município oferece as licenças para uso das aplicações aos alunos do 1.º Ciclo e às turmas do 2.º Ciclo interessadas, um investimento de 2214€ + IVA. No presente ano letivo, e pela primeira vez, o Projeto “Classplash” irá ser implementado no âmbito do Toque e Tom – Música no Pré-Escolar.

O projeto “Classplash” chegará a cerca de 1060 alunos e 32 docentes.

As 6 aplicações, disponíveis gratuitamente, podem ser utilizadas em contexto de sala de aula ou mesmo em casa.

O “Hello Music”, direcionado para o Pré-escolar, consiste numa aplicação que permite aos alunos visualizar cada nota e respetivo som. O “Babby Composer”, utilizado no Pré-escolar e 1.º Ciclo, com recurso a um jogo de sinos em que os alunos dão início à leitura musical. O “Astro Whacker”, surge como uma aplicação de leitura não convencional, com a utilização dos BoomWhackers, acessível a todos os alunos. O “Rhythmic Village”, usado desde o pré-escolar ao 2.º Ciclo, pressupõe um jogo rítmico que introduz a leitura das figuras rítmicas e instrumentos de percussão. O “Flute Master”, o preferido do 3.º e 4.º ano, desenvolve aptidões para a Flauta de Bisel e de leitura musical. O “Cornelius Composer”, é um software de notação musical simples, com o qual professores e alunos podem facilmente compor música, desenvolvendo competências de criação e experimentação.

Aliadas às competências musicais, estas aplicações pretendem ser importantes ferramentas digitais de aprendizagem, servindo para contar e recontar histórias e para desenvolver competências linguísticas, uma vez que se apresentam em diversos idiomas – inglês, alemão, espanhol e outros.

Esta plataforma e aplicações são desenvolvidas no Concelho por uma equipa liderada pelo Lousanense João Carlos Ramalheiro, resultando também do trabalho realizado no âmbito do projeto Playful Paradigm II, financiado pelo Programa de Cooperação Territorial Europeia URBACT que congrega o Município da Lousã e as cidades de Udine (Itália), Igualada (Espanha), Jelgava (Letónia) e Grosuplje (Eslovénia), promovendo a inclusão, a solidariedade intergeracional, a resiliência, os estilos de vida saudáveis e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).