José foi levado para o hospital e a pilha foi retirada do seu corpo, mas as lesões internas e hemorragias levaram à tragédia.
José, um menino de sete anos, morreu no hospital de Coimbra na sequência de uma vasculite – uma inflamação nos vasos sanguíneos – após ter engolido uma pilha de ‘botão’. Os pais são emigrantes na Suíça.
O menor morreu no passado dia 14 de janeiro. A família estava em Portugal a passar férias e, de acordo com a imprensa suíça, o incidente teria ocorrido perto do Natal.
José foi levado para o hospital e a pilha foi retirada do seu corpo, mas as lesões internas e hemorragias levaram à tragédia. “Os cirurgiões conseguiram remover a bateria, mas o meu filho morreu mais tarde, de vasculite”, disse a mãe, citada pelo 24 heures.
O colégio que o menino frequentava, em Payerne, no cantão de Vaud, já reagiu ao sucedido: “O nosso estabelecimento está a lidar com a morte de um aluno. Esta morte ocorreu num ambiente privado”, afirmou o diretor, Xavier Nicod.
A escola criou ainda um espaço de aconselhamento psicológico para alunos, funcionários e professores que “sentirem necessidade” e, de acordo com a mesma publicação, alguns amigos de José já recorreram a este.
O funeral da criança ocorreu no passado dia 17, no cemitério do Zambujal, em Coimbra.