Investimento realizado pela autarquia capacitou o concelho com 26 pontos de ancoragem e mais de 100 armadilhas, monitorizadas quinzenalmente.
O Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Mangualde deu por findada mais uma campanha de combate à Vespa Velutina, referente ao ciclo biológico de 2022. No concelho foram eliminados 169 ninhos de Vespa Velutina, habitualmente conhecida como Vespa Asiática, dos quais 67.5% foram detetados em árvores e 13.6 % em Telhados/Beirado.
O investimento realizado pela autarquia na aquisição de novos materiais de extermínio, nomeadamente a rede de armadilhas, no âmbito do Projeto “Deteção e Combate à Espécie Exótica Invasora Vespa Velutina”, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, capacitou o território de Mangualde com 26 pontos de ancoragem e mais de 100 armadilhas, monitorizadas quinzenalmente.
A captura das Vespas Velutinas fundadoras na rede de armadilhas revelou-se fundamental, uma vez que permitiu interromper o seu ciclo de vida logo no início.
Um dos fatores predominantes tem sido a aproximação da espécie às áreas habitacionais, nomeadamente no interface periurbano, o que aumenta a exposição ao risco dos cidadãos. Desta forma, a participação de todos os cidadãos na identificação e sinalização de ninhos é crucial.
A identificação de ninhos de Vespa Asiática deve ser comunicada pelos munícipes aos serviços municipais ou junto da plataforma online STOP Vespa, para posterior validação por estes serviços.