Os caminhos florestais do concelho de Pampilhosa da Serra receberam, ontem, dia 5 de fevereiro, a décima edição do Winter Tour Pampilhosa da Serra 200, uma prova organizada pela Portugaloffroad que juntou 120 aficionados das aventuras todo-o-terreno.
Para além das habituais motas de enduro, que voltaram a estar representadas em maior número, participaram ainda veículos da classe SSV, motos 4 e, pela primeira vez, motas maxitrail.
Rui Matias, fundador e proprietário da Portugaoffroad – empresa referência a nível europeu de aventuras todo-o-terreno com navegação – faz um balanço muito positivo desta edição, mostrando-se “orgulhoso” pelo facto de a prova ser capaz de atrair participantes “de todo o lado do país”, como “Évora, Braga ou Porto”. “As viagens longas que fazem para aqui chegar para um evento de apenas 1 dia”, são para Rui Matias um indicador da “qualidade dos trajetos e da beleza natural” do território, que o tornam “ideal” para a prática deste desporto motorizado.
Com 3 opções de trajeto distintas, além da opção de navegação por GPS, os participantes do Winter Tour puderam também optar pela vertente de navegação por roadbook impresso em rolo, com cerca de 200 quilómetros de percursos escolhidos ao detalhe. Com início e término no concelho de Pampilhosa da Serra, a “caravana” atravessou locais fascinantes como o Picoto de Cebola – ponto mais alto do distrito de Coimbra com 1418 metros -, e ainda desbravou parte dos concelhos de Góis, Arganil e Covilhã.
Em Abril, a Portugaloffroad volta a organizar um evento de grande montra em Pampilhosa da Serra, desta vez exclusivamente dedicado a participantes do Reino Unido. O Tour of Portugal já conta com 50 inscrições, sendo que, assegurou “Rui Matias”, na sequência de eventos com esta caraterísticas, “na maioria das vezes” os participantes “acabam por regressar com as famílias” depois de conhecerem esta zona do país”.