Sever do Vouga: Cerca de 60 obras estarão patentes até 4 de março

INAUGURADA EM SEVER DO VOUGA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO EM NOME PRÓPRIO DE ARTISTAS DA APCC

Foi inaugurada ontem (19 de fevereiro), no Centro das Artes do Espetáculo de Sever do Vouga, a primeira exposição em que artistas que desenvolvem a sua atividade na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) se apresentam em nome próprio.

Além dos artistas em causa – Eugénio Santos, Mário Carvalho, Sara Barros, António Castanheira, Valdemar Cordeiro, Ricardo Rebola, Nelson Pires e Paulo Loureiro – marcaram presença também o presidente da APCC, Carlos Condesso, e os vereadores da Cultura e da Ação Social da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Ricardo Silva e Paula Coutinho, respetivamente.

O enquadramento desta exposição foi dado por Suzete Azevedo e Paulo Ferreira, do Departamento de Artes Plásticas da APCC, que descreveram o percurso de cada um dos oito criadores e a qualidade do seu trabalho, sublinhando a importância desta iniciativa para cada um deles e para as suas carreiras, mas também para o objetivo mais global de lhes permitir, e a outros artistas, entrar no circuito da arte e, dessa forma, combater conceitos que podem ser geradores de exclusão, como o de ‘arte inclusiva’.

A 60 obras expostas na galeria do Centro das Artes do Espetáculo de Sever do Vouga dividem-se pela pintura, desenho e escultura e representam oito projetos distintos e outras tantas identidades artísticasCada uma reivindica, portanto, um lugar específico no universo das artes plásticas. Globalmente, transportam a mensagem de que a condição orgânica do indivíduo não o limita, antes contribui para a sua multidimensionalidade pessoal, social e artística.

A Exposição Coletiva de Artes Plásticas APCC estará patente até ao dia 4 de março, nos seguintes horários: de terça-feira a sábado, das 10H00 às 12H30 e das 14H00 às 17H00, e aos fins de semana à noite, apenas em dias de espetáculo.

No Departamento de Artes Plásticas da APCC, a arte é encarada com o grande propósito da expressão, de comunicação de ideias, do desenvolvimento de competências e autoconhecimento e na elevada responsabilidade da edificação de ideias político-sociais. O trabalho ali realizado pode ser visto também no Instagram (www.instagram.com/artesplasticas_apcc).

São, aliás, várias as atividades de índole artística desenvolvidas na Associação, nomeadamente nas áreas da música (em vertentes como a musicoterapia, educação musical e expressão musical), teatro (tanto através de dinâmicas no âmbito da expressão dramática, como de apresentações ao público) e artes plásticas (na pintura, escultura, multimédia e outros campos).