As principais artérias de Vila Nova de Poiares encheram para receber os muitos foliões que quiseram marcar presença no Cortejo de Carnaval das Associações e Instituições do Concelho, que, este ano, contou com 18 grupos e cerca de quinhentos participantes.
O espírito criativo e folião, aliado a alguma sátira política foram a nota dominante, de um Corso que na tarde de domingo trouxe ainda mais vida à Vila, com muitos figurantes, música, coreografia e os característicos carros alegóricos.
Para o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «este desfile é bem representativo do forte movimento associativo existente no nosso Concelho, que foi capaz de cativar as pessoas, mobilizar participantes e trazer todo este ‘mar’ de gente para as ruas, para ‘brincar’ ao Carnaval».
De acordo com João Miguel Henriques, «a dimensão, a variedade e criatividade do Corso de Carnaval de 2023 resultaram num enorme sucesso! Tal facto só nos pode deixar orgulhosos, por saber que a política por nós implementada tem sido capaz de envolver e revitalizar a atividade das nossas associações e instituições, com base em critérios bem definidos que promovem a meritocracia e valorizam o trabalho, sobretudo, voluntário».
Como é tradição, os festejos de Carnaval em Vila Nova de Poiares arrancaram com o tradicional cortejo da Comunidade Educativa, composto por cerca de 800 crianças e jovens, cuja alegria e originalidade das suas fantasias encheu de cor e boa disposição o Desfile.