Vêm aí temperaturas negativas. Mínimas vão chegar aos -5 graus

IPMA prevê tempo frio pelo menos até ao fim de semana. Saiba o que pode esperar.

Os próximos dias esperam-se com muito frio e chuva e, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), há regiões que vão chegar mesmo a atingir os -5 graus.

É de realçar que vários distritos estão, a partir de hoje, sob aviso amarelo devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima e, segundo a análise feita pela TVC, são várias as regiões a atingir temperaturas negativas nos próximos dias.

Na sexta-feira, a temperatura mínima vai oscilar entre os -5 graus, na Guarda, e os 6 graus, em Faro e Lisboa.

Apesar dos valores baixos na generalidade do país, Bragança e Viseu vão atingir os -4 graus, Castelo Branco os -3, Vila Real os -2 e Portalegre -1. Em Viseu e Coimbra as mínimas vão chegar aos 0 graus.

Já as máximas vão variar entre os 15 graus, em Faro, e os 6 graus, na Guarda. 

No sábado, o IPMA prevê uma subida da temperatura mínima que, ainda assim, vai variar entre os -3 graus, na Guarda e Bragança, e os 7 graus, em Lisboa e Setúbal.

Recorde-se que o IPMA prevê tempo frio pelo menos até ao fim de semana, sendo esperada também uma descida da temperatura máxima entre 05 a 10 graus Celsius devido a uma massa de ar com origem polar.

Está ainda previsto vento forte, em especial na faixa costeira e nas terras altas, e períodos de chuva mais frequentes na sexta-feira, que poderão ser acompanhados de trovoada e granizo, vento e formação de gelo e geada no interior do país.

Por causa das previsões do IPMA, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população para os riscos de intoxicações por inalação de gases devido a inadequada ventilação e incêndios em habitações resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos elétricos.

A ANPC recomenda especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com patologias crónicas e população sem-abrigo.