A Televisão do Centro acompanhou em direto o encontro entre autarcas, eurodeputada e jovens promovido esta sexta-feira pelo Europe Direct Região de Coimbra e Leiria, dinamizado pela Comunidade Intermunicipal.
O gabinete de informação europeia escolheu o Café Loggia, no Museu Nacional Machado de Castro para que, durante cerca de duas horas, se desenrolasse uma conversa informal entre jovens, a eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva e presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, sobre “A Participação Portuguesa nas Instituições Europeias”. A moderação esteve a cargo do jornalista João Campos, diretor-adjunto do Diário de Coimbra.
As implicações do défice de portugueses nas instituições portuguesas, o que é necessário para garantir uma representação equitativa, equilibrada e sustentada de Portugal nas instituições portuguesas, a estratégia Nacional para as Carreiras Europeias estiveram em foco na sessão.
Com o contributo de uma estudante de Coimbra que estagiou no Parlamento Europeu, a tarde no café do museu proporcionou a discussão de temas como a preparação dos estudantes regionais para as provas da União Europeia ou se os jovens têm um pensamento crítico de participação cívica ativa na política europeia.
Marta Graça, estudante, relatou a experiência de estágio com a eurodeputada presente, recordando que viu algumas palavras suas em utilização nas emendas normas europeias depois de sugerir alterações aos textos legislativos. Para Emílio Torrão trata-se de um “momento de democracia pura” com inclusão palavras dos cidadãos na legislação, o que nem em Portugal acontece.
O presidente da Comunidade Intermunicipal reconheceu quão “valiosa” foi a experiência da estudante de Coimbra e sublinhou que o gabinete de informação faz a ligação necessária de proximidade entre os cidadãos e as instituições europeias.
O presidente da Câmara de Coimbra anunciou que o município terá em breve um gabinete de relações internacionais e com a Europa e existe um departamento de empreendedorismo dedicado às candidaturas a fundos europeus. José Manuel Silva reconheceu que na sua área profissional, a medicina, os jovens especialistas que têm chegado ao mercado de trabalho europeu têm sido muito bem acolhidos porque vão “muito bem preparados. Ainda existe um complexo relativamente à Europa”, reconhece mas há que “preparar bem os jovens para os concursos” à semelhança de outros países. Para isso é necessário ter “uma estrutura preparada mas em Coimbra anda estamos a fazer esse caminho” – sublinhou.
Portugal é representado no Parlamento Europeu por 21 eurodeputados. Está igualmente presente nas reuniões do Conselho da União Europeia, nas suas diversas formações. Atualmente, a Comissária portuguesa na Comissão Europeia tem a seu cargo a pasta da Coesão e Reformas.
Em 2021, Portugal assumiu pela quarta vez a Presidência do Conselho da União Europeia. A primeira foi em 1992, seis anos depois da sua adesão à Comunidade Económica Europeia. A segunda Presidência Portuguesa foi em 2000 e a terceira em 2007, resultando desta última a assinatura do Tratado de Lisboa.