O Município de Seia vai realizar, em abril, três sessões de esclarecimento nas aldeias do concelho que integram os quatro projetos de intervenção aprovados no âmbito do programa “Condomínio de Aldeia: Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios Vulneráveis de Floresta”.
A primeira sessão vai ter lugar em Vasco Esteves de Baixo, no dia 4 de abril (14h30), e diz respeito aos programas Condomínios de Aldeia de Outeiro da Vinha e de Vasco Esteves de Baixo, na freguesia de Alvoco da Serra.
No dia seguinte, a 5 de abril (17h00), a apresentação acontece em Corgas, na freguesia de Sandomil, e a 6 de abril (16h30), em Balocas, na União das Freguesias de Vide e Cabeça.
O programa “Condomínio de Aldeia”, do Fundo Ambiental, é uma medida no âmbito do investimento “Transformação da Paisagem dos Territórios de Floresta Vulneráveis” da “Componente C08 – Floresta” do Plano de Recuperação e Resiliência.
Os quatro projetos têm um financiamento no valor de 177 447,81€ e visam a melhoria de gestão e ordenamento de território e a conservação da natureza, através de ações de reconversão de áreas de matos e floresta à volta dos aglomerados populacionais noutros usos, promovendo uma nova função produtiva do solo.
Os condomínios de aldeia incentivam os proprietários a assumir a manutenção dos terrenos garantindo a sua limpeza e promovendo uma ocupação do solo geradora de rendimentos. Têm uma forte componente participativa e de envolvimento da comunidade local, em prol do desenvolvimento económico sustentável destes aglomerados populacionais.
Sob este desígnio, são garantidas comunidades mais resilientes e adaptadas às catástrofes naturais e valorizados os aglomerados rurais do ponto de vista paisagístico e urbanístico e os seus ativos naturais, patrimoniais e culturais.