Andar a pé para além de ser saudável é ambientalmente responsável. Se há muitos anos caminhar para a escola fazia parte do dia-a-dia das crianças, hoje a realidade é diferente. São os pais que se organizam para ir levar e buscar os filhos à escola, muitas vezes por comodidade mas também por segurança. O município de Arganil apresenta uma solução sustentável: a Boleia Humana.
Trata-se de uma iniciativa que “privilegia a sustentabilidade e estilos de vida saudáveis e tem como principal desígnio promover a mobilidade segura das crianças no seu trajeto diário para a escola” explica a Câmara de Arganil.
No próximo dia 21 de abril, a vila recebe a atividade “Boleia Humana”, atividade que neste dia vai decorrer simultaneamente nos 9 Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que aderiram, no âmbito do projeto intermunicipal de educação intitulado Realiza.te.
Por constituir um estabelecimento de ensino com maior polução escolar a ser transportada, com local de origem em alguns pontos de paragem na própria sede do concelho, foi escolhida para o efeito, a Escola Básica do 1º Ciclo de Arganil.
Nos pontos de paragem junto ao Intermarché, Centro Empresarial e Tecnológico de Arganil (CETA) e Sub-Paço vão estar colaboradores/vigilantes da autarquia identificados e, responsáveis por acompanhar os grupos de crianças desde os pontos de origem até à escola, num percurso totalmente pedonal e seguro.
“Sendo facto assumido que existem obstáculos à livre deslocação das crianças no espaço público, desde logo as barreiras físicas criadas pela envolvente rodoviária, os trajetos casa-escola são muitas vezes encarados pela comunidade como inseguros e pouco adaptados à utilização de formas mais saudáveis e sustentáveis de deslocação, como o são, andar a pé ou de bicicleta” – lê-se na comunicação da edilidade, presidida por Luís Paulo Costa.
A “ação tenciona sensibilizar, analisar e repensar o espaço público e a sua utilização, identificando os principais obstáculos à mobilidade autónoma das crianças, na perspetiva de aumentar e melhorar a mobilidade no espaço público e, ao mesmo tempo promover a motricidade”.
O Município de Arganil “apela à participação da comunidade escolar nesta importante ação, uma vez que os seus membros são os “agentes para a mudança e constante melhoria da segurança rodoviária para as crianças no seu percurso para a escola”. Consulte os pontos de encontro e os percursos aqui