A Jornada Regional do Centro da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal realizou-se esta quarta feira no Parque de Exposições de Aveiro, onde foi reiterada a importância do trabalho em redes colaborativas por parte dos agentes de hotelaria e restauração.
“Redes Colaborativas – Fator-Chave para o Sucesso” foi o tema escolhido pela organização, que promoveu painéis alargados de personalidades e especialistas das áreas do turismo. Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP), foi um dos intervenientes na Sessão de Abertura, assim como Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, José Ribau Esteves, presidente do Município de Aveiro e Carlos Moura, presidente da AHRESP, representaram as organizações do setor.
Na sua intervenção, Pedro Machado destacou a importância das redes colaborativas para a estratégia de promoção do destino Centro de Portugal, assim como para a sustentabilidade do próprio território.
“Quando pensamos nas 12 Aldeias Históricas de Portugal, nas 23 Aldeias do Xisto ou nas 41 Aldeias de Montanha, só para citar três das redes colaborativas que temos na região, percebemos que são projetos de valorização e de enriquecimento territorial. Estas redes dão resposta a um grande problema, que é a fragmentação do produto turístico. É fundamental promover o destino de forma conjunta, em especial a nível internacional, e tal só se consegue trabalhando em rede. Quer a marca, quer o produto quer o território são peças-chave na construção das nossas redes”, frisou.
Além disso, acrescentou Pedro Machado, “as redes colaborativas ajudam a vincular as comunidades locais aos benefícios da atividade turística, o que é ainda mais importante. O cidadão, o pequeno empresário, o agricultor, precisa de sentir que o turismo é uma mais-valia para si próprio e para a comunidade e as redes colaborativas são um instrumento poderoso para esse fim”.
Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, moderou um painel dedicado ao “Trabalho em Rede como Fator de Desenvolvimento da Região Centro”, que teve como participantes Filipe Silva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Dalila Dias, Diretora Executiva das Aldeias Históricas de Portugal, Célia Gonçalves, Secretária Executiva da rede das Aldeias de Montanha e Catarina Valença Gonçalves, fundadora e CEO da Spira – Revitalização Patrimonial.
“Agir no Presente, Perspetivar o Futuro – Novas Tendências de Consumo” foi o tema do painel seguinte, moderado por Jaime Quesado, economista e gestor. Os convidados a partilhar as suas visões foram Adriana Rodrigues, chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas do TCP, Tiago Quaresma, administrador do Grupo O Valor do Tempo e Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp.
A terminar o dia, Jorge Loureiro, vogal da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal e vice-presidente da AHRESP, moderou o painel “As Redes Colaborativas na Voz dos Empresários”, orientando uma conversa entre Joaquim Varela, CEO da Aveiro Moments, Incrível Odisseia MT e Madre Odisseia, Pedro Baptista, CEO da Praxis Beer e Cervejas de Coimbra, Catarina Vieira, sócia-gerente do Chão do Rio – Turismo de Aldeia, Elsa Marçal, CEO da Santos e Marçal (proprietária do Convento da Sertã Hotel) e Célia Volante, Diretora Geral e Event Planner da Dom Abade Restaurante Buffet Eventos.