XVII Jogos da Freguesia da Lousã e Vilarinho

A Junta de Freguesia vai organizar a XVII edição dos Jogos da Freguesia da Lousã e Vilarinho. Esta iniciativa da Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho, que se realiza desde 2006, consecutivamente, conta com as parcerias:

 Agrupamento de Escolas da Lousã (AEL)

Câmara Municipal da Lousã

STATUS- Escola Profissional da Lousã

Activar

Grupo de Educação Física do AEL

Associação de Estudantes da ESL

Alunos dos 11º e 12º anos

Associações de Pais

ARCIL

Santa Casa da Misericórdia

Rugby Clube da Lousã

Clube Desportivo Lousanense

A atividade tem a pretensão e a preocupação de reviver as manifestações lúdicas de outros tempos, locais, nacionais e europeias, promover a inclusão, a igualdade de género, desencadear uma atitude pró-ativa relativamente à preservação destas manifestações de cultura e, essencialmente, contribuir para a formação dos seus munícipes de acordo com princípios da ética e do respeito mútuo, perspetivando a construção de uma cidadania responsável.

Preservar o Património é manter vivas as diferentes expressões de cultura de um povo

 “…esses jogos tradicionaes, os exercícios inteiramente livres que as occasiões proporcionavam, foram a gymnástica única durante séculos. Nos campos, nas praças das aldeias, nos terreiros das cidades, nos adros das igrejas, nos pateos e ainda nas casas, a infância, a adolescência, a mocidade, achava nelles elementos sufficientes, ainda que um tanto indisciplinados, para a sua educação physica.”

Adolfo Coelho (1847-1919)

 As atividades lúdicas de carácter popular e tradicional foram, durante muitos anos, um dos principais contributos para a socialização dos indivíduos na sua comunidade. O jogo foi, desde muito cedo, uma das formas mais simples de ocupação dos tempos livres. Ser capaz de tirar proveito da sua capacidade de invenção e constantemente adaptá-la a novos locais, novos materiais e novas formas de interagir foi sempre uma das qualidades demonstradas pelo homem.

Hoje, este tema é alvo de muitos estudos (universitários) por toda a Europa procurando pôr na ordem do dia a sua importância não só para o conhecimento das formas de entretenimento mais antigas das diferentes comunidades, mas reconhecendo-lhes também um grande protagonismo e importância na educação de uma sociedade que se quer com valores e atitudes mais equilibrados, de forma a promover a tolerância, a aceitação, a igualdade, o respeito e a cooperação entre todos os cidadãos e promovendo assim, a preservação das diferentes culturas.

Esta preocupação foi já o objeto de intervenção da iniciativa da Junta de Freguesia da Lousã, em 2005/6, cujo objetivo era a promoção das identidades culturais de cada país.  A Organização das Nações Unidas, na sua 25ª reunião em Paris a 15/11/1989, deliberou que “a Cultura Tradicional e Popular é parte do património universal da Humanidade”, desencadeando um conjunto de sugestões a todos os estados-membros que promovesse a preservação e o estudo deste tipo de cultura, nomeadamente os jogos populares e tradicionais.

Os jogos tradicionais e ou populares encerram em si mesmo características muito próprias que, de forma simples, proporcionam bons encontros e convívios entre todos os intervenientes, desencadeando um processo de socialização dos membros da sua comunidade, vinculando as suas formas de pensar e agir aos seus jogos.

Quem não se lembra das tardes onde se juntavam pequenos grupos de crianças para jogar o pião, os cantinhos (ó vizinha dá-me lume?), a pela, a sinhora, o areoplano, a semana, a macaca, o bicho, os botões, as corridas de caricas, o berlinde, a bugalhinha, o biri-biri, a barqueiro, a cabra-cega, o lencinho, a barra do lenço, o burro, a malha, o fito, a raiola, o esconde-esconde, o moeda, o beto, a bota, o jogo da bola, as pedrinhas, e tantos outros jogos que nos chegaram por: intercâmbios culturais com outras escolas, projetos Erasmus+, por pesquisas efetuadas , procurando uma articulação escola/ família, pesquisas na Santa Casa da Misericórdia da Lousã, professores do 1º ciclo da Lousã, pesquisas efetuadas com entrevistas de campo e bibliografia sobre o tema.

O ser humano revelou, sempre, uma capacidade de adaptação a novos espaços e a consequente utilização de diferentes materiais, por isso a tradição e a modernidade apresentam-se como fatores associados, contribuindo para a preservação dos jogos e, a eles, não serão alheios novos materiais e novas adaptações, no entanto, a preservação destas manifestações lúdicas como forma de ligação entre o passado e o presente, entre as gerações passadas e as presentes, numa articulação entre as diversas culturas já representadas na nossa freguesia, são de uma enorme importância no contributo de construção de cidadãos de corpo inteiro, pretendendo ajudar a construir uma sociedade justa, disciplinada, responsável, interveniente, crítica e democrática.

Este ano, os XVIII Jogos da Freguesia mantêm a vertente científica e de avaliação e validação de resultados do Projeto Erasmus+ identificado como “Opportunity”, coordenado pelo Prof. Doutor Pere Lavega, Catedrático da Universidade de Lérida e presidente da Associação Europeia de Jogos e Desportos Tradicionais (ADJeST) tendo como parceiros em Portugal a Universidade de Coimbra. Este projeto incluiu os Jogos da Freguesia, reconhecendo a importância do evento. A avaliação e a participação dos alunos no evento serão efetuadas através de inquéritos aos alunos do 2º ciclo e 3º ciclos, que participarão em duas experiências: inclusão social e igualdade de género, praticando jogos tradicionais.

Atendendo ao elevado número de alunos a jogar (cerca de 1.300) a atividade decorre durante a manhã do dia 24 de abril em 4 locais: Estádio Municipal de Rugby (RCL), Estádio Municipal Dr. José Pinto de Aguiar, Campos de Jogos da EB2 e Parque Urbano.

No dia 03 de maio de manhã decorre a I Edição dos MiniJogos da Freguesia, atividade dirigida às turmas do Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas da Lousã e das IPSS da Freguesia.

Destacamos com muito orgulho que a atividade é dinamizada pela comunidade:

Os alunos mais velhos e que já jogaram em edições anteriores vão ajudar os mais novos, dinamizando as casas dos jogos

a comunidade escolar do Agrupamento – pais, associações de pais, professores e auxiliares – está presente no apoio às turmas e à dinamização dos Jogos

a Status – Escola Profissional da Lousã – está presente em diversas vertentes, incluindo os Jogos nos projetos de trabalho dos seus alunos: elaboração de cartazes e imagem gráfica; recolha e tratamento das imagens dos jogos; apoio na logística dos Jogos, da Conferência de Imprensa; dinamização das caixas de jogo

 Activar – envolvimento da Activar Infância e dos professores das AEC  

ARCIL – participação com grupo de utentes, que irão responder aos inquéritos que validam a inclusão social

Santa Casa da Misericórdia – participação com grupo de utentes, assegurando a vertente intergeracional que sempre pretendemos imprimir aos jogos

GNR – Escola Segura no acompanhamento das turmas

Sustentabilidade – a “entrada” dos alunos nos Jogos é “paga” com tampinhas de plástico que, este ano, serão recolhidas pela associação de Estudantes, a quem caberá decidir o destino a dar às mesmas

RCL e CDL – Abrem portas dos seus locais de treino para que se joguem outras “modalidades”

Reforçamos o nosso especial agradecimento ao professor Mário Maia pelo incansável envolvimento da organização, validação e avaliação da atividade.

Objetivos da atividade:

  •  Proporcionar um ambiente de convívio e de festa entre todos os alunos que participam no evento;
  • Promover a colaboração e cooperação entre os alunos;
  • Promover o encontro de gerações através da utilização dos jogos;
  • Promover o respeito e as regras de convivência;
  • Proporcionar o conhecimento de atividades lúdicas de carácter tradicional/popular que façam parte da sua cultura local, nacional e internacional;
  • Contribuir para a preservação de atividades lúdicas tradicionais praticando-as;
  • Revitalizar jogos que se encontram esquecidos e que fizeram parte do quotidiano dos seus pais e avós;
  • Despertar os alunos para o conhecimento e preservação do Património Imaterial Local e Nacional, praticando jogos para que se perpetuem no tempo;
  • Promover uma atitude pró-ativa na preservação da Cultura lúdica Local e Nacional.
  • Promover uma consciência social onde a igualdade de género e a inclusão sejam fundamentos para a construção de uma sociedade mais solidária, mais cooperativa, igualitária e inclusiva.