Santa Maria da Feira: Largo das Airas requalificado até finais de 2024

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai avançar com a empreitada de requalificação do Largo das Airas, em São João de Ver, no início de 2024. Uma intervenção profunda, que se estenderá pelo período de um ano, para regeneração total deste espaço emblemático do concelho. O projeto “Bairro Vivo – Requalificação do Largo das Airas” foi apresentado a 12 de maio perante uma plateia ampla, interessada e participativa.

“É assim que se consolida a democracia”, frisou o presidente da Câmara, Emídio Sousa, a propósito da partilha de opiniões e contributos apresentados pelos participantes na sessão. “Este projeto colmata todos os problemas do Largo das Airas. Vamos ter aqui um espaço magnífico, para que todos saiam de casa, convivam e usufruam dele”, sublinhou.

A requalificação dos Largo das Airas é uma obra há muito reclamada e ansiada pela população, em particular pelos moradores e utilizadores regulares deste espaço emblemático, que agora será convertido num “Bairro Vivo”, pensado e desenhado para conciliar a natureza com o meio urbano, privilegiando o convívio intergeracional, a saúde, o desporto e as brincadeiras dos mais novos.

O projeto contempla pequenas praças com mobiliário urbano, um parque infantil, novos equipamentos de lazer, uma área desportiva, mais estacionamento, iluminação pública reforçada, sinalização rodoviária renovada e mais espécies arbóreas.

Amadeu Albergaria, vice-presidente da Câmara e vereador das Obras Municipais explicou que a empreitada será desenvolvida em duas fases, devido à complexidade da intervenção. Trata-se de um espaço que é atravessado pela Estrada Nacional 223 e tocado pela antiga Estrada Real, troço que é património classificado, para além de integrar habitações, a sede de uma associação, escolas e equipamentos desportivos, sendo ainda local de passagem de viajantes e peregrinos.

“Este será um projeto digno no concelho, que muito honrará a população de São João de Ver”, sublinhou Amadeu Albergaria, lembrando outros investimentos concluídos recentemente na freguesia, bem como vários projetos em curso e a concretizar a curto prazo, à semelhança do que acontece um pouco por todo o território feirense.

“Estamos perante o maior ciclo de investimentos nesta e nas restantes freguesias do concelho, com 96 empreitadas em curso, que se traduzem em 24 milhões de euros de investimento municipal na qualidade de vida e bem-estar das nossas populações”, enfatizou o vice-presidente, adiantando que o Município “tem ainda concurso aberto para 32 novas empreitadas, que somarão mais cerca de oito milhões de euros de investimento por todo o território”.

O projeto “Bairro Vivo – Requalificação do Largo das Airas” foi apresentado e explicado à população pelo autor do estudo, que no final da sessão sintetizou os benefícios de uma intervenção transformadora, que se traduzirá em mais vida, conforto, segurança, equipamentos, mobiliário urbano, estacionamento e iluminação pública.

Presente na sessão, o presidente da Junta de Freguesia de São João de Ver, Nuno Albergaria, vincou que “esta será mais obra que vamos cumprir”, antecipando que a Junta vai requalificar os balneários para albergar os viajantes e peregrinos que circulam pelos caminhos de Santiago e de Fátima que por aqui passam”.

“Bairro Vivo – Requalificação do Largo das Airas” é um projeto integrado no Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas AMP Sul, aprovado no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.