A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro anunciou hoje que vai avançar “muito em breve” com a primeira intervenção do projeto global de requalificação do centro urbano de Oiã, num investimento que ultrapassa o meio milhão de euros.
“Esta empreitada tem como objeto a criação de um espaço de lazer e de uma ligação pedonal entre a Praça do Cruzeiro e o edifício da Junta de Freguesia de Oiã”, informou.
Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, a autarquia de Oliveira do Bairro explicou que a decisão de abertura de concurso público, com um preço base de 535 mil euros acrescidos de IVA, foi tomada na última reunião do executivo, que decorreu na quinta-feira.
“O espaço de lazer e recreio servirá os habitantes de Oiã, mas também os seus visitantes. Contará com um anfiteatro natural, com um palco 360⁰, que vai permitir vários tipos de utilização”, evidenciou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Duarte Novo.
Segundo este município do distrito de Aveiro, o projeto teve em conta “a preocupação com a inclusão”, contando o espaço com um parque infantil com equipamentos inclusivos para crianças com necessidades especiais, “nomeadamente painéis lúdicos e um baloiço que permite também socializar e fomentar a coordenação motora”.
Para o público adulto vão ser implementados equipamentos de exercício físico e, ao longo do espaço, serão plantadas diversas espécies de árvores.
A última reunião do executivo municipal de Oliveira do Bairro serviu ainda para aprovar o projeto global de arquitetura da requalificação do centro urbano de Oiã, que “vai ser concretizada em três fases, atendendo às características de cada um dos espaços”.
“A intervenção vai ser concretizada numa extensão de cerca de 4,2 quilómetros lineares, que englobam a rua Conde de Águeda, a rua 30 de Junho, a travessa Lavoura, a rua dr. Ângelo Graça, a rua Colégio, a rua Escola C+S, a rua Vieiro, a rua Tuna Oianense, a rua Eng.º Agnelo Prazeres e a referida ligação da praça do Cruzeiro à Junta de Freguesia – Zona de Lazer”, informou.
A requalificação do Centro Urbano de Oiã permitirá “uma melhoria na qualidade da circulação pedonal e rodoviária, incidindo principalmente na atratividade do local, dando prioridade ao peão, ao nível do conforto e segurança, e aumentando, ao mesmo tempo, a fluidez e a segurança rodoviária”.
Para além da criação de passeios e de zonas de estacionamento, serão reabilitados pavimentos e um conjunto de trabalhos ao nível de infraestruturas de águas pluviais, iluminação pública e alimentação elétrica, telecomunicações, sinalização horizontal e vertical de segurança, necessários para o normal funcionamento da rede viária a intervencionar.