Murtosa investe 2,5 ME na construção de novo Mercado Municipal

A Câmara da Murtosa lançou um concurso público para a construção de um novo mercado municipal, num investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, informou hoje aquela autarquia do distrito de Aveiro.

O procedimento que dá início ao concurso foi publicado em Diário da República na terça-feira. A empreitada tem o preço base de 2.495.000 euros e um prazo de execução de 18 meses.

O novo mercado vai substituir o antigo que será extinto, atendendo ao facto de as instalações se encontrarem “demasiado degradadas e desajustadas” às novas necessidades municipais.

Será assim construído um edifício novo, com as adequadas condições para comerciantes e utilizadores, proporcionando novas valências e usufrutos.

Segundo uma nota camarária, o Mercado das Ideias será construído na área dos antigos armazéns municipais e terá como acessibilidade principal a Travessa da Regueirinha, atualmente em construção, junto ao Arquivo Municipal, em pleno centro da vila da Murtosa.

O edifício, projetado pelo arquiteto Bernardo Domingues, será constituído por dois pisos, funcionando no rés do chão o mercado, com espaços de venda interiores, nomeadamente 12 bancas de peixe, 12 bancas de hortícolas e dois talhos, e ainda nove lojas, um equipamento de cafetaria e instalações sanitárias, com acesso interno e externo, permitindo a sua abertura ao público de forma autónoma relativamente ao horário do mercado.

Já no piso 1 será instalada a incubadora de empresas da Murtosa, com gabinetes, sala de reuniões, salas de formação, área de refeições, instalações sanitárias e áreas de convívio, garantindo condições de excelência para os novos empreendedores.

“O Mercado das Ideias tem a pretensão de ser um espaço que conjuga tradição e inovação, no qual, para além da valorização dos produtos agrícolas e piscícolas locais, se criarão condições para o desenvolvimento de novas ideias de negócio à volta da matriz tradicional, potenciando as cadeias curtas de comércio através do estabelecimento de sinergias entre os vários agentes que lá se estabeleçam”, refere a mesma nota.