Bicicletas partilhadas de Aveiro com nova modalidade paga

O novo sistema de bicicletas partilhadas de Aveiro, hoje inaugurado, disponibiliza, em 20 ‘docas’, cerca de 200 bicicletas novas, utilizáveis mediante pagamento e através de uma aplicação (App) para telemóvel.

É o culminar de “uma longa tarefa”, mais longa do que o desejado, conforme admitiu o presidente da Câmara, Ribau Esteves, no lançamento das novas BUGA, referindo-se aos sucessivos adiamentos da entrada ao serviço.

“Foi uma operação complexa porque quisemos que o novo sistema ficasse preparado para as tecnologias, quer no acesso à gestão pelos utilizadores através da App, quer dotando cada doca de capacidade para, no futuro, fazer carregamentos, pelo que cada uma tem o seu ramal elétrico”, explicou Ribau Esteves.

A designação BUGA, que inicialmente queria dizer “Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro” mantém-se porque, segundo o autarca, “é uma marca de imagem positiva de Aveiro”, mas a palavra “gratuita” é trocada por “gostosa”, conforme explicou.

Isso porque agora, a par das antigas bicicletas que continuam a ser gratuitas, o município disponibiliza, mediante pagamento, a residentes e turistas, a nova frota de bicicletas, em dois modelos: um, mais leve, que corresponde à bicicleta tradicional, e outro, mais pesado, concebido para vir a levar motor auxiliar e bateria.

O tarifário varia conforme se pretenda uma utilização frequente ou episódica.

O novo sistema correspondeu a um investimento municipal de meio milhão de euros, financiado pelos fundos comunitários do Portugal 2020.

As ‘docas’ foram espalhadas pela cidade, desde o centro de Esgueira à Universidade, em zonas de maior circulação, e até se pode ir de BUGA até à Freguesia de São Jacinto, através do Forte da Barra para a travessia do canal de navegação e circulando pela Gafanha da Nazaré, no concelho vizinho de Ílhavo.

Além da App, é facultado um cartão físico para quem o pretender, que pode ser adquirido no Centro Cultural e de Congressos, na Loja BUGA junto ao Mercado Manuel Firmino, e na antiga Estação de caminho de ferro.