O Governo reclassificou como monumento de interesse público a Igreja de Santa Marinha, paroquial de Real, no concelho de Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República.
Na portaria da Secretaria de Estado da Cultura refere-se que a reclassificação inclui o património móvel integrado, o adro e a escadaria daquele imóvel, e fixa também a respetiva zona especial de proteção.
“O imóvel setecentista é composto por um corpo de arquitetura austera, com fachadas sóbrias, torre sineira de grandes dimensões e elementos decorativos concentrados no portal principal”, descreve-se na portaria.
No interior, com nave coberta por abóbada de berço com pinturas decorativas, coro alto assente sobre mísulas e capelas laterais e colaterais, destaca-se o conjunto de talha rococó dourada e policromada.
A igreja é rodeada por adro com muro de balaústres a marcar as duas entradas.
Para a tutela, “o conjunto, de volumetria destacada na paisagem de Castelo de Paiva, conserva exemplarmente a feição setecentista original, reconhecendo-se, na sua representatividade artística e particular unidade cronológica, arquitetónica e plástica, elementos que justificam a reclassificação para uma categoria de interesse nacional”.
É ainda referido que “a zona especial de proteção tem em consideração a implantação e a envolvente urbanística do imóvel, incluindo o restante edificado com interesse patrimonial, de forma a preservar o enquadramento do bem, assim como os pontos de vista e as perspetivas da sua contemplação e fruição”.