Mealhada aposta em sistema de vigilância e controlo de perdas de água

 A Câmara Municipal da Mealhada revelou hoje que vai investir, mais de 660 mil euros, num sistema de vigilância e controlo que permite reduzir as perdas de água que ocorrem nos sistemas de abastecimento de todo o concelho.

“Esta é uma daquelas intervenções que não se vê, mas que causará grande impacto no Município e em cada um dos consumidores, na medida em que permitirá que a gestão da água seja muito mais eficiente e, consequentemente, com um custo inferior ao atual”, destacou o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia mealhadense informou que procedeu, no início do mês, à consignação da empreitada “Zonas de Medição e Controlo dos Sistemas de Abastecimento de Água do Município”, que implementará um sistema de vigilância e controlo das perdas de água nos sistemas de abastecimento do concelho.

Com um investimento de 662.319 euros e 180 dias de prazo de execução, a intervenção prevê a instalação de 26 zonas de medição e controlo, passando todo o sistema e subsistemas de abastecimentos a serem monitorizados.

“Inclui ainda a instalação de 19 válvulas redutoras de pressão, de forma a harmonizar as pressões em todos os sistemas no sentido de reduzir a existência de avarias. O sistema funcionará em regime de telegestão”, esclareceu.

De acordo com esta autarquia do distrito de Aveiro, atualmente os níveis de perdas e fugas verificadas nos sistemas de abastecimento de água “são elevados”, originando “ineficiências económicas e penalizando o ambiente, com as consequentes repercussões no utilizador final dos serviços”.

“A obra visa reduzir as perdas de água que acontecem por todo o concelho”, justificou.