Morreu o antigo presidente da Câmara de Tábua António Barata Portugal

O antigo presidente da Câmara Municipal de Tábua António Manuel Barata Portugal morreu hoje, revelou este município do distrito de Coimbra, que decretou dois dias de luto municipal.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a autarquia adianta que foram decretados dois dias de luto municipal, hoje e na terça-feira, e que será colocada a meia haste a bandeira do município.

António Barata Portugal foi presidente da Câmara Municipal de Tábua de 1976 a 1982 e entre 1986 e 1989, eleito pelo PSD, ficando “associado à história” do concelho pela sua “dedicação ao serviço público que teve expressão máxima no exercício do nobre cargo de presidente”.

Para a Câmara de Tábua, o antigo autarca desempenhou as suas funções tendo sempre presente o objetivo “de dar resposta aos problemas dos tabuenses e contribuir para a construção de um concelho mais desenvolvido”.

Além das funções autárquicas, foi também “deputado da Assembleia da República, sendo de destacar o seu contributo para a vida associativa no concelho de Tábua, tendo integrado os órgãos sociais de diversas instituições locais, bem como para o seu percurso profissional, enquanto empresário”, acrescenta.

O município reconheceu a dedicação de António Barata Portugal ao concelho e, por isso, atribuiu, em 10 de abril de 2013, a medalha de honra do concelho, estando o “seu nome perpetuado na toponímia da vila de Tábua”.

No dia 10 de abril deste ano foi inaugurada a galeria dos antigos presidentes de Câmara no Salão Nobre dos Paços do Município de Tábua, na qual, naturalmente, figura António Manuel Barata Portugal.

O presidente do município, o socialista Ricardo Cruz, envia as “profundas condolências a toda a família”, refere o mesmo comunicado.

Fonte da Câmara Municipal de Tábua disse à agência Lusa que as cerimónias fúnebres terão lugar na terça-feira, às 14:15, na Igreja de São José, em Coimbra, de onde sairá o cortejo fúnebre para o Complexo Funerário Municipal em Taveiro (Coimbra).