Câmara da Covilhã obriga concessionária a repor rotas de transportes públicos

A Câmara Municipal da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, determinou à concessionária de transporte público a reposição das antigas rotas, paragens e horários.

A decisão deve-se às “manifestas insuficiências reveladas pelo mapa de rede de transportes urbanos que começou a ser aplicado a 01 de julho”, refere o município, numa nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa.

A medida vai entrar em vigor na quarta-feira, mantendo-se até que a empresa reveja e proponha um novo Plano de Rede e Oferta, que vá ao “encontro das necessidades de transporte público das pessoas”.

A proposta terá de ser previamente discutida, testada e aprovada pela Câmara Municipal da Covilhã, assim como “amplamente” divulgada antes de entrar em funcionamento.

De acordo com a autarquia, para já, as rotas e paragens mantêm-se como estavam anteriormente e será aplicado o horário de período não escolar, tal como nos verões anteriores.

As novas rotas iniciadas a 01 de fevereiro, nomeadamente, a Linha da Serra e a Linha da Universidade mantêm-se.

A concessionária vai “restituir os cinco euros cobrados aos utentes pela substituição do cartão” e essa devolução “será efetivada na compra dos passes de agosto ou setembro”, adianta.

A atualização tarifária que, entretanto, entrou em vigor terá de ser mantida, já que, por força da lei, resulta de um descongelamento dos preços que estavam congelados desde 2019.

O novo tarifário prevê uma opção de aquisição de bilhetes pré-comprados que custam 11,7 euros (conjunto de dez bilhetes) e que representam uma poupança em relação ao bilhete unitário.

“Estes bilhetes podem ser usados durante 60 minutos, independentemente do número de autocarros usados”, lê-se.

O município lamenta, na mesma nota, todos os constrangimentos que os covilhanenses tiveram de enfrentar neste período e reitera que tem levado a cabo – e continuará a levar – todas as diligências para que a entrada em funcionamento dos serviços previstos no contrato resulte num benefício efetivo e numa melhoria evidente da mobilidade e transportes públicos da zona urbana.