Politécnico de Castelo Branco coopera com instituições de ensino argelinas

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai desenvolver na Argélia projetos conjuntos de tecnologia aplicada nas áreas da agricultura, eficiência energética, saúde, indústria e desenvolvimento sustentável.

O IPCB continua a aumentar a sua rede de parcerias internacionais, tendo recentemente assinado acordos de cooperação para o desenvolvimento de projetos conjuntos com duas instituições de ensino superior da Argélia.

Em comunicado, a instituição de ensino superior público portuguesa referiu que recebeu a visita do vice-presidente para a Internacionalização da National Polytechnic School of Oran e do diretor da Faculdade de Ciências da University of Batna 2, instituições de ensino superior na Argélia.

Durante a visita “foram assinados acordos de cooperação para o desenvolvimento de projetos conjuntos de tecnologia aplicada, nas áreas da agricultura, eficiência energética, saúde, indústria e desenvolvimento sustentável”.

Os representantes das instituições argelinas reuniram ainda com dirigentes e investigadores e visitaram as instalações das escolas e unidades de investigação e desenvolvimento do IPCB, onde contactaram diretamente com diversos projetos atualmente em desenvolvimento na instituição.

“O IPCB e a National Polytechnic School of Oran vão avançar com uma candidatura ao ‘Horizon Europe’, o principal programa de financiamento da União Europeia para a investigação e a inovação, para o desenvolvimento de um projeto de investigação aplicada na área da aplicação de tecnologias digitais na agricultura”.

Segundo o IPCB, a iniciativa conta com apoio governamental da Argélia, uma vez que está alinhada com os seus objetivos estratégicos de desenvolvimento.

Numa outra vertente, vai ser elaborada uma candidatura no âmbito dos projetos “Capacity Building” do programa Erasmus, que pretende incorporar os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas nos conteúdos dos cursos “1275”, formações destinadas aos jovens que pretendam criar as suas empresas, contando com benefícios fiscais e apoios específicos para a sua consolidação.