Mais 2 casos de toxinfeção alimentar em Leiria. Todos comeram “broa”

Das 14 pessoas que deram entrada no Centro Hospitalar de Leiria, 12 já tiveram alta.

Foram identificados mais dois casos suspeitos de toxinfeção alimentar entre pessoas que deram entrada no Centro Hospitalar de Leiria nas últimas 24 horas, segundo informou Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro, este domingo.

Num total de 14 doentes, 12 já tiveram alta clínica, e dois continuam internados “com evolução favorável”, adiantou a entidade, em comunicado a que a TVC teve acesso.

“A investigação prossegue, com vistorias aos locais de confeção, distribuição e venda dos alimentos suspeitos”, assegurou a mesma nota, apontando que “o denominador alimentar comum a todos os doentes foi broa, sem prejuízo de virem a ser identificados outros alimentos suspeitos no decurso da investigação epidemiológica”.

De notar que, no sábado, a mesma entidade deu conta de que tinham sido observados no Centro Hospitalar de Leiria “13 casos [suspeitos], com idades compreendidas entre os 30 e os 77 anos”, sete dos quais do sexo feminino e seis do sexo masculino, “desde as 11 horas do dia 28 de julho de 2023 até às 20 horas” de ontem. Sete famílias foram afetadas, de acordo com o comunicado a que a TVC teve acesso.

“A sintomatologia observada foi predominantemente neurológica, nomeadamente os seguintes sintomas: secura das mucosas da cavidade oral; dilatação pupilar; visão desfocada; tonturas; quadros de confusão mental e diminuição da força muscular”, lia-se na nota, que indicou também terem sido registados “ainda 12 casos com sintomatologia ligeira que não recorreram aos serviços de saúde”.

A situação está a ser acompanhada pelo Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro e as Unidades de Saúde Pública dos Agrupamentos de Centros de Saúde Pinhal Litoral e Pinhal Interior Norte, em colaboração com o Centro Hospitalar de Leiria e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.