Solução técnica definida pelo Município passa por um realinhamento da estrada, eliminando uma curva junto a zona de perigo de derrocada.
A zona da Estrada da Pedreira, em Lamas do Vouga, que sofreu uma derrocada no último Inverno, vai ser alterada com um reperfilamento da via. A Câmara Municipal está a executar o projeto para que a intervenção possa ser realizada o mais brevemente possível.
A via, que está devidamente sinalizada e transitável numa faixa de rodagem, liga Carvalhal da Portela a Lamas do Vouga (União de Freguesias de Trofa, Segadães e Lamas do Vouga) e a sua reparação passa por afastar um pouco a estrada da zona de maior perigo de derrocada.
Para tal, a solução técnica definida pelo Município implica a retificação da estrada com a eliminação de uma curva, do lado direito no sentido Lamas do Vouga/Carvalhal da Portela, afastando, assim, a estrada daquela zona onde ocorreu a derrocada.
Neste momento, o Município de Águeda está a negociar com os cinco proprietários dos terrenos que ficam localizados no outro lado da derrocada para executar este projeto e estão já a ser feitos os abates de algumas árvores na zona de reperfilamento da via.
A outra forma de resolver esta situação seria construir um muro em pedra e com muita altura, o que tornaria a intervenção demorada e muito onerosa, pelo que esta solução, tecnicamente viável e segura, é a melhor sob todos os aspetos, económica e de segurança.
De referir que a zona sofreu, há cerca de 20 anos, algumas derrocadas que obrigaram a algumas intervenções e a situação ficou, na altura, parcialmente resolvida. No último Inverno, ocorreu uma derrocada maior que destruiu parte de uma faixa de rodagem da estrada no sentido Carvalhal da Portela/Lamas do Vouga e que agora vai ser intervencionada.