Detido em flagrante por assalto a igreja em Alcobaça

Outros dois suspeitos fugiram a pé. É o segundo furto na mesma semana em paróquias vizinhas.

Um homem foi detido em flagrante a assaltar a uma Igreja na paróquia de Pataias, em Alcobaça, na madrugada desta sexta-feira. Ao que a TVC apurou foi um vizinho que deu o alerta, incomodado com o barulho que vinha da Igreja.

Outros dois assaltantes fugiram a pé do local. Os três são suspeitos de levar sete mil euros e arte sacra num outro furto à Igreja de Nossa Senhora da Esperança, na paróquia de Alpedriz na terça-feira, também em Alcobaça.

O dinheiro que os assaltantes levaram no primeiro crime era uma parte significativa das receitas das festas de Santo António, realizadas em junho. Também furtaram uma caixa com um pequeno valor que iria ser usado numa homenagem a uma professora falecida, um crucifixo, um relicário e coroas das estátuas de Nossa Senhora, do Menino Jesus e do Santo António, além de um cartão de débito e cheques, entretanto cancelados.

Para a fuga, arrombaram uma porta. Para trás deixaram o cofre arrombado, bem como a grade da janela por onde entraram.

No segundo assalto, que teve lugar na madrugada desta sexta-feira, os suspeitos usaram o mesmo método, desta feita em Alpedriz, saindo com 45 euros e um cofre com moedas do Lampadário, e deixando papéis espalhados pelo chão.

O detido, de 53 anos, vai ser presente a juiz na sexta-feira.