A Câmara Municipal de Aveiro garantiu um financiamento de 921 mil euros para o projeto de Bairro Comercial Digital, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), revelou hoje a autarquia.
A candidatura do Bairro Comercial Digital de Aveiro, liderada pela Câmara em parceria com a Associação Comercial e Empresarial do Distrito de Aveiro (ACA) e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), obteve “a melhor classificação do distrito e a décima melhor classificação a nível nacional, de um total de 131 candidaturas admitidas”, realça a autarquia, em nota de imprensa.
A candidatura foi submetida ao programa Bairros Comerciais Digitais, que visa “promover a digitalização da economia, quer pela adoção tecnológica dos operadores económicos, quer pela digitalização dos seus modelos de negócio”.
O Bairro Comercial Digital de Aveiro propõe-se criar um programa de transformação digital no setor do comércio local, para abranger cerca de mil estabelecimentos comerciais aderentes, num investimento global que deverá ascender a 1,1 milhões de euros.
“As medidas previstas no Bairro Comercial Digital de Aveiro visam dotar os comerciantes aderentes de uma plataforma de vendas ‘online’, integrada numa solução de logística de entregas e de uma aplicação móvel com integração de serviços públicos municipais nas áreas de turismo, cultura, educação e mobilidade”, descreve a autarquia.
O projeto irá tirar partido dos sensores e infraestruturas de comunicação do Aveiro Tech City Living Lab.
Com o desenvolvimento da plataforma será também criado um cartão, que permitirá associar à plataforma de vendas cerca de 30 mil utilizadores de serviços municipais na área de educação, mobilidade, cultura e turismo, entre outras, os quais terão acesso direto aos produtos e serviços da plataforma de vendas ‘online’ do Bairro Comercial Digital de Aveiro.
“Adicionalmente, serão desenvolvidas medidas complementares de infraestruturação do Bairro ao nível de comunicações e sensorização na área de Wi-fi e estacionamento, bem como a colocação de ecrãs digitais informativos da oferta do Bairro em locais de destaque”, acrescenta.
Segundo a autarquia, está igualmente prevista a criação de uma aplicação de realidade aumentada de forma a dar conhecer a história de alguns dos espaços comerciais da cidade e, com isso, atrair a visita física a esses espaços.