Arouca espera mais de 200.000 visitantes em quatro dias de Feira das Colheitas

Arouca acolhe de quarta-feira a domingo a Feira das Colheitas, que espera mais de 200.000 visitantes para atividades como desfiles de gado, concursos de broa e vinho, uma sopa comunitária e um concerto de Calema decidido por voto popular.

A festa é organizada pela Câmara Municipal de Arouca, que, mediante um investimento na ordem dos 400.000 euros, leva assim a essa vila do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto um cartaz constituído sobretudo por iniciativas de entrada livre, mas com propostas também pagas, como é o caso do espetáculo pela dupla Calema.

A presidente da autarquia, Margarida Belém, realça que a Feira das Colheitas é “o maior evento do concelho” e, em declarações à Agência Lusa, explica que a festa não é dedicada a nenhum santo padroeiro, focando-se antes em “celebrar a forte matriz rural da identidade de Arouca, no que assumem particular relevância os concursos sobre a área agrícola e as iniciativas relacionadas com o folclore local”.

No primeiro caso, está em causa, por exemplo, o desfile que distingue os melhores exemplares de gado arouquês, o concurso de broa caseira e a competição de vinho verde; no segundo, o destaque recai sobre o cortejo etnográfico que evoca tradições e ofícios locais como o trabalho do linho, a escultura em madeira para carros de bois e a exploração mineira do volfrâmio.

“A Feira das Colheitas apresenta o património tradicional de Arouca, mas também denota a evolução, o crescimento e o dinamismo económico, social e cultural do concelho, onde vêm surgindo novos setores de atividade, cuja relevância se pode testemunhar na exposição empresarial e industrial que integra o evento”, disse Margarida Belém.

Esse cruzamento entre “tradição e modernidade” reflete-se no formato de seleção do artista contratado para o principal concerto da festa, já que este ano, pela segunda vez na história do evento, foi a população do concelho a escolher o cabeça-de-cartaz – num processo em que os Calema foram mais votados do que músicos como Rui Veloso, Os Quatro e Meia e Chico da Tina.

Depois de 5.907 munícipes participarem nesta seleção, o segundo artista mais votado foi o cantor Richie Campbell, que, por isso, também atuará no evento, numa performance de entrada livre.

Outros artistas anunciados são o cantor Pedro Mafama, os grupos Ronda dos Quatro Caminhos e Finfas da Nespereira, o comediante Ricardo Couto, ranchos folclóricos da região e as bandas filarmónicas locais.

Da programação geral constam ainda mostras para exibição e venda de artigos regionais, entre os quais artesanato, produtos do campo, plantas, doçaria e até trabalhos de ilustração.

O cartaz integra ainda sessões de contos infantis, ‘workshops’ de culinária para crianças, um almoço-convívio entre sócios da cooperativa agrícola local, jogos, oficinas de percussão corporal, passeios de BTT e desfolhadas com baile à moda antiga.

Disposta por várias artérias do centro de Arouca, a feira também abarca uma extensa área de restauração dinamizada por coletividades locais.

Atendendo à estimativa de que mais de 200.000 pessoas deverão visitar a vila na festa, a Câmara procura assegurar maior mobilidade disponibilizando um serviço gratuito de ‘transfer’ a partir das localidades de Cabeçais, Chave, Alvarenga e Espiunca.